domingo, 7 de junho de 2009

Os perigos na cirurgia de redução de estômago

Hoje levanto esta questão voltada à área da saúde, para escrever no meu blog. Como não sou médico e nem tenho nenhuma formação ligada à área da medicina, escreverei de forma simples, sem aprofundamentos e com toda a leiguice de alguém que se aventura a falar numa área que não é a sua.

Por que quero chamar atenção sobre os perigos na cirurgia de redução de estômago? Porque neste domingo, foi sepultado no cemitério municipal de Criciúma, o irmão de uma amiga minha, com apenas 35 anos de idade. Obs: Não vou citar o nome dele e nem o dela, porque acho chato expor sem pedir permissão, ainda mais num momento difícil como este. (Obs 2: meu blog nem é muito acessado, pra causar uma "super exposição", mas sabe como é com o Google hoje em dia né? Com um nome, se acha coisas em qualquer site).

Este irmão da minha amiga, com apenas 35 anos de idade (como falei), se submeteu a uma cirurgia de redução do estômago num hospital da cidade. Depois da cirurgia, chegou a ter alta e foi para a casa. Passado uns dias, o estômago começou a sofrer uma espécie de rejeição. Foi para o hospital e ficou em coma induzido. Sofrendo dias nesta agonia, neste final de semana ele sofreu três paradas cardíacas e veio a falecer. Que Deus conforte os familiares dele!

O caso trágico do irmão desta minha amiga, não foi o primeiro e nem será o último numa cirurgia de redução de estômago. Aqui contei a história com simplicidade, sem ser detalhista e nem passar nomes científicos do que aconteceu com o paciente. Um médico cirurgião se (por acidente) chega a ler este meu texto no blog, vai falar mal até a minha mãe, pois um leigo não deveria falar sobre assuntos que não domina e que, exigem certa complexidade para entender. Tudo bem, não tiro a razão.

O alerta que faço aos poucos leitores que passam por aqui e que, talvez pensem em fazer esta cirurgia, é que tomem cuidado. Está certo que toda cirurgia é um risco e que, hoje em dia, a medicina se modernizou muito. Mas fiquem atentos que por mais moderno que a medicina pode estar, ela não reduz os riscos desta cirurgia e nem está preparada para retirar um paciente na reta da morte e confortar a família.

Consulte bem o seu médico especialista e faça questão de esclarecer bem sobre todos os riscos que estarás correndo numa cirurgia deste porte. Logo abaixo, coloco os benefícios e riscos retirados do site Boa Saúde, do UOL.

Benefícios e riscos

Logo após a cirurgia, a maioria das pessoas perde peso rapidamente e mantém essa perda por 18 a 24 meses após o procedimento. Embora a maioria das pessoas readquira 5% a 10% do peso perdido, muitas mantêm a perda de peso a longo prazo em cerca de 45 Kg. Além disso, a cirurgia melhora a maior parte das condições relacionadas à obesidade, como por exemplo o diabetes tipo 2.

Quanto maior a extensão do desvio intestinal, maior será o risco de complicações e deficiências nutricionais. Pessoas com maior alteração no processo normal de digestão irão necessitar de maior monitoramento e uso por toda a vida de alimentos especiais, suplementos, e medicações.

Um risco comum das operações restritivas são os vômitos, que são causados quando o estômago, agora menor, é excessivamente preenchido por alimentos mal mastigados.. Em menos de 1% de todos os casos, infecção ou morte devido a complicações pode ocorrer.

Além dos riscos da cirurgia restritiva, as operações disabsortivas também podem levar a um grande risco de deficiências nutricionais. Isso ocorre porque o alimento não passará mais pelo duodeno e jejuno (as primeiras partes do intestino), onde a maior parte de ferro e cálcio são absorvidos. Aproximadamente 30% das pessoas que são submetidas à cirurgia para perda de peso desenvolvem deficiências nutricionais como anemia, osteoporose, e doença metabólica óssea. Essas deficiências usualmente podem ser evitadas se as vitaminas e minerais forem ingeridos adequadamente para cada caso.

Dez a 20% das pessoas que se submeteram à cirurgia para perda de peso necessitaram de outras operações para corrigir complicações. Hérnia abdominal tem sido a complicação mais comum que requer cirurgia posterior, mas as técnicas laparoscópicas (em que se realizam pequenos orifícios no abdome e opera-se por meio de vídeo) parecem ter solucionado esse problema. As pessoas com mais de 160 Kg ou que já tenham feito alguma cirurgia abdominal não são boas candidatas para a laparoscopia. Outras complicações incluem náuseas, fraqueza, sudorese, debilidade e diarréias após a alimentação, principalmente com a ingestão de açúcares, devido ao rápido trânsito dos alimentos pelo intestino delgado.

Ocorre também um aumento no risco de desenvolver pedras na vesícula devido a perda rápida e substancial de peso. Além disso, para mulheres em idade fértil, a gravidez deve ser evitada até que a perda de peso se torne estável porque a rápida perda de peso e as deficiências nutricionais podem causar danos para o desenvolvimento do feto.

36 comentários:

  1. Olá, por culpa do google te visitei e encontrei algumas informações que procuro, foi um prazer, até mais. Bj,

    ResponderExcluir
  2. Прикольненькая новость, как долго ожидать поступление новенького материала и вообщем стоит ждать ?

    ResponderExcluir
  3. UAU DARLING VOCE FALOU TUDO QUE EU PRECISAVA PARA O MEU TRABALHO:

    MAS AQUI MEUS PESAMES PELO IRMAO DA SUA AMIGA QUERIDA
    <♥>

    ResponderExcluir
  4. minha amiga fez a reduçao de estomago,antes da cirurgia ela estava muito bem de saude,hoje apos dois anos ela emagreceu bastante mas sofre com uma anemia,ela tera que tomar medicamento para o resto da vida.saude so se valoriza quando nao se tem

    ResponderExcluir
  5. minha mae fez esta cirurgia e depois de uns problemas emocionais,perda da irma etc... ela ja tinha um problema de coluna, mas sei la depois de tudo isso hj ela esta sem forca na perna esquerda e se tratando no sarah em brasilia e eles nao conseguem por enquanto achar uma solucao, sera que tem agula relacao com a reducao?

    ResponderExcluir
  6. Pois é...a cirurgia de redução de estômago oferece perigos existentes em todo tipo de cirurgia, mas muita gente ignora esse tipo de informação. É importante que leiam esse texto também http://bit.ly/bsUnKW

    ResponderExcluir
  7. Meu irmão fez cirurgia de redução de estomago, ele está muito bem, mas pratica esporte, faz caminhadas ao longo do dia e aalimentação dele é especial.. Se voc~^e não mudar os habitos alimentares e não pratica rum esporte, vai engordar tudode novo, sem contar o risco, o meu irmão quase teve uma trombose...

    ResponderExcluir
  8. Gostei da sua atitude e vou tentar agregar mais informação tenho um Tio querido que passou pela cirurgia de redução de estomago por videolaparoscopia 2 dias depois da cirurgia ainda no hospital ele sente dores intensas e precisa novamente fazer cirurgia para fazerem uma lavagem com 8 litros de soro para diminuir a infecção, ou seja na primeira cirurgia os médicos perfuraram seu estomago e o liquido vazou pelos órgãos inflamando fígado pulmão rim pâncreas, mas esta lavagem não era a opção correta teriam que costurar a fissura cortar a fissura inflamada esterilizar com bisturi a layser e não fizeram, agora não pode mais tem que ficar abrindo e fechando lavando para diminuir o grau de infecção, este processo pode demorar ate 40 dias em coma induzindo correndo o risco de levá-lo a morte por parada cardíaca, pela infecção generalizada entre outras neste momento ele esta em coma induzindo por 12 dias ja fez 4 intervenções com aumento da infecção e pressão alternando entre muito baixa e alta, quando esta muito baixa pode haver parada, em fim um caos entre a família, entrou bem contente com promessa de que a cirurgia demoraria no Maximo 4 horas e que em 3 dias estaria em casa lamentável. Se além teve ou tem um caso como este e tem algo acrescentar agradeceria muito.

    Obrigado.

    Marlon

    ResponderExcluir
  9. OI ... Tambem encontrei seu blog no google e gostaria de registrar o fato ocorrido com meu marido. Ele estava na fila do SUS ha 6 anos e esse ano foi chamado pra fazer a cirurgia, com todos os exames prontos.Fez dia 21 de outubro e dia 25 ele faleceu com Embolia Pulmonar. Acho interessante vc colocar no seu blog o que é isso pq pode ocorrer em pacientes com cirurgias de alto risco, como é a gastro. Infelizmente meu marido passou por uma serie de erros, inicialmente com dificuldade grande de respitar, nao foi encaminhado para a UTI, e ai, ate o dia 24, quando foi levado com urgencia para a UTI, nao resistiu e faleceu...
    Teria um milhao de coisas pra escrever aqui, mas o que mais gostaria de atentar qto ao esse tipo de cirurgia são as complicações, e uma delas, que nao conhecia era a Embolia. Um abraço triste, e sucesso ao Blog

    ResponderExcluir
  10. Olá,eu estou me preparando p/fazer a cirurgia,tanto criando coragem como fazendo exames,mas confeso q estou c/medo,mas necessito da cirugia pq minha saude esta piorando por conta do aumento de peso,q ja tenho ha algum tempo,conheci seu blog,olhando na google sobre o assunto,mas cponfeso q ao ler algumas coisas do seu blog,embora vc ñ seja medico,como vc msm diz,mas tem experiencia,q ñ é preciso ser medico p/saber essas coisas,a gente ouve falar tantas coisas n é?Por favor me ajude,esclareça,algumas duvidas p/mim q são tantas,coloque mais coisas no seu blog,pq ñ tem muitas coisas ok?Eu preciso de respostas urgente sobre o assunto,como vc vai me falr,araves do seu blog?Obrigada.

    ResponderExcluir
  11. presenciei um paciente no hospital, q fez essa cirurgia. essa pessoa nao estah nada bem. e me parece q nem os medicos sabem o q fazer. um conselho....se vc tem condicoes de pagar um medico paarticular ou q seja de um otimo convenio, faca a cirurgia. mas caso contrario nao arriske sua vida nas maos de medicos inexperientes. pode custar sua vida.

    ResponderExcluir
  12. meu marido esta se preparando para fazer á redução por video estamos todos com medo,mas ele precisa dessa redução,visitemos e avaliamos vários médicos antes de escolher qual seria o melhor,temos um plano de saúde muito bom por esse motivo ele vai faze á redução, mas se fosse pelo sus jamais faria.boa sorte para nós e á todos que estão nessa mesma caminhada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. minha cunhada fez essa cirurgia a dois meses, ela está muito bem, já perdeu 20 Kilos. o grande detalhe é a pessoa procurar um profissional experiente e uma instituição de boa qualidade (bem conceituada)no resto é pensamento positivo, que é muito importante. fiquem todos com Deus

      Excluir
  13. Olá amigo, concordo com você em número, genero e grau em primeiro lugar a saúde e depois o resto vem por acrescimo.Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Acabei de ligar para um grande amigo meu. O filho dele nasceu há 15 dias e quando liguei para ele, agora há pouco, para dizer que eu e minha esposa compramos outro presente para o seu filho(recém-nascido) ele me informou que não estava em casa e que não iria dormir em casa. bastante curioso, perguntei o que ele fazia fora de casa, e ele me respondeu que acabou de fazer uma redução de estômago, secretamente. Sua esposa em casa com o seu filho recém-nascido e ele fora de casa, num hospital; solitário, tentando se recuperar da cirúrgia. Achei uma loucura, mas não podia desanimá-lo já que a cirurgia foi feita sem ninguém saber, exceto sua esposa. Confesso que fiquei preocupado e entrei na internet para saber algo sobre a cirurgia, até que encontrei este blog. Que loucura! ele tinha apenas 116Kg. Bem, a cirurgia já foi feita e agora peço a Deus que o livre de todo o mal. A todos, mesmo sem saber o final dessa história, oriento que não façam a cirurgia, a menos que a condição de morbidez exija a cirurgia para evitar morte iminente, avaliação esta dotada da mais alta responsabilidade.

    Anônimo

    ResponderExcluir
  15. Perdi uma amiga a 7 dias ,com 45 anos , fez a cirurgia de redução e depois de 10 dias começou a sentir falta de ar, voltou para o hospital e os exames constataran agua no pulmão e infecção na cirurgia , teve que fazer outra cirurgia e não resistiu e faleceu , eu não achava ela muito gorda a ponto de fazer esta cirurgia, e a mesma era saudável ,a cirurgia não era questao de vida ou morte ,mais ela se foi e muitas palavras não foram faladas nem ouvidas e sonhos foram destruídos...

    ResponderExcluir
  16. Meu Deus!!!! entrei no seu blog pois minha amiga esta internada a 48 dias, entrou para fazer a cirurgia dos furinhos e ja fez 6 em 48 dias, agora ela esta sem memoria e os medicos dizem ser depressão, será??? tenho minhas duvidas não acreditei no que vi.. Não aconselho a ninguem a fazer ja perdi 3 amigos e não quero perde-la. Cuidado

    ResponderExcluir
  17. mãe de uma amiga minha esta bem mal no hospital depois de fazer a cirurgia de redução, perfuraram o estomago dela, ja faz quase 01 mês que esta na UTI em coma, uma mulher nova 45 anos e nem era tão gorda, mas o sonho da vida dela era essa cirurgia.. Não recomendo essa cirurgia a ninguem, conheço outras duas pessoas que fizeram e falaram que a recuperação é horrivel... e sem contar que ja engordaram estão quase chegando no peso antigo.. Ou seja não adianta nada fazer a cirurgia e não praticar exercicios e uma alimentação saudavel, primeiro precisa haver uma reeducação alimentar... O numero de pessoas que morrem ou ficam com sequelas neste tipo de cirurgia só aumenta a cada dia.... Ha lembrei que outra conheçida acabou de perder o baby de 04 meses, tambem consequencia da cirurgia. é muito triste !!!

    ResponderExcluir
  18. Entrei neste blog através do google após a perda de uma conhecida de 25 anos que fez redução a 2anos. Já tinha ouvido falar que esta cirurgia é uma bomba de efeito retardo e agora aconteceu com a filha de um casal conhecido. Após as complicações nutricionais como anemia e outras foi internada e na UTI, depois de 4 paradas cardíacas faleceu e deixou a família toda em estado de choque. Era nova e cheia de vida.

    ResponderExcluir
  19. AI MEU DEUS!!!!!!!!!!!!!!!!!!! MEU SONHO É FAZER ESSA CIRURGIA....... MAS AGORA ESTOU MORRENDO DE MEDO....... TENHO 28 ANOS E 98 KILOS.... E NÃO CONSIGO EMAGRECER. QUANDO PERCO 5 ,LOGO DEPOIS GANHO TUDO D NOVO.E AGORA ???????????? O QUE EU FAÇO???????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou falando em resposta a Maira e a outros que postaram no blog, que infelizmente perderam pessoas próximas por conta da cirurgia. À esses eu sinto muito pela perda. Realmente é difícil prever o que vai acontecer no pós operatório, e quando associado à médicos sem experiência, e falta de condições do hospital, pode resultar em tragédia.

      Tenho 20 anos, 1,70cm e peso atualmente 58,6kg. Fiz a cirurgia há 1 ano e 6 meses quase exatos, pesava em torno de 100kg. Não tinha o IMC alto o suficiente para ter a indicação, portanto fiz particular. Custou-me R$20.000,00.

      Maira, eu sei o quanto é assustador ler sobre isso. Antes de operar também li muitas coisas e durante vários dias fiquei em dúvida, se operava ou não. Porém minha auto-estima estava muito baixa, eu não sentia mais alegria em viver, tentei de tudo parar emagrecer, mas como vc disse, perdia 5kg e ganhava sempre tudo de novo. Era muito frustrante. Optei por fim, por aceitar os riscos. Tive sorte em ser operada por um médico muito competente, e tudo ocorreu muito bem. Mudei meus hábitos alimentares, e vivo como uma pessoa normal.

      Levo um estilo de vida muito saudável (mas sim, eu bebo álcool nos fins de semana, como doces em quantidade mínima, pois não sou de ferro, rs), como muitas frutas e verduras todos os dias, e não preciso sequer tomar vitaminas, ou qualquer outro tipo de medicação.

      Caso vc queira conversar comigo, eu ficarei feliz em te dar conselhos!

      Abç, e parabéns pelo post do autor.

      Excluir
    2. Oi, gostaria de saber se teria como vc me passar seu e-mail pois tb irei fazer a cirurgia queria tirar algumas dúvidas. Obrigada micaelle

      Excluir
    3. Oie vc poderia me passar seu face?! Gostaria mt de tirar umas duvidas com vc :** Priscilla!

      Excluir
    4. 90 kilos é muito pouco, pra quantidade de risco que corre, eu nÃO FARIA

      Excluir
  20. Ah, e por sinal, essa foto do perfil do Google, é minha antes de operar. Mas ainda não tinha atingido o peso de 100kg, que foi quando eu vi que já estava entrando em um caminho sem saída!

    ResponderExcluir
  21. Esse fds faleceu um conhecido após complicações da cirurgia de redução de estômago!! rapaz novo em torno de 30 anos cheio de vida!! Que tragédia!!!! Minha gente TENTEM TUDO antes de se submeter a uma cirurgia tao delicada a vida é uma só!!!! Não se submmeta a uma cirurgia dessa por vaidade!!!Façam academia, reduza a alimentação, exercicios sei la!!! Tentem e tenham muita força de vontade!!! To assustada com o q aconteceu com esse amigo!!! Inacreditável ver a pessoa bem, feliz por estar realizando uma cirurgia que melhoraria sua vida e saindo em um caixão!! Triste muito triste!!!

    ResponderExcluir
  22. Acabamos de perder um ente muito jovem e querido seduzida pelo canto da sereia desses "medicos" aventureiros de plantao. De nada adiantou dinheiro... operou em um dos melhores hospitais de Sao Paulo e morreu de choque séptico(infecção generalizada)após 20 dias, devido a um erro medico. Toda cirurgia tem riscos de morte maiores ou menores. A cirurgia gastrica ou do sistema digestivo,em particular, é considerada de alto-risco. E mais, ao contrário do que muitos pensam, esse tipo de cirurgia via video-laparoscopia, é tão ou mais perigosa do que a convencional. Só em um país como o nosso é permitido essa carneficina, movida à vaidade e por interesses financeiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou com um parente na mesma situação e conheço outros casos também de perda de pessoas por causa de complicações na cirurgia.

      Excluir
  23. Hoje 15/10/2012 Dia do professor.. Pois é ontem as 23:30 h faleceu uma companheira professora de parada cardíaca, a dois meses fez redução de estomago, e sempre nos dizia que se sentia ótima. Que nem parecia que fez a tal cirurgia.. Porem faleceu !!!!

    ResponderExcluir
  24. ja vi varios relatos de casos ml sucedidos na vida por causa da redução mais é meu sonho e se eu morrer por esse motivo vou morrer feliz por que nao sou feliz gorda tenho 35 anos 107 kg e nada me faria desistir se tivesse a opotunidade de fazer essa cirurgia pena q nao tenho condiçoes financeira pra isso.

    ResponderExcluir
  25. É sempre muito importante deixar bem claro para todos os pacientes os riscos de uma cirurgia.

    ResponderExcluir
  26. O enteado da minha tia fez a cirurgia a uma semana e está entre a vida e a morte no hospital.

    ResponderExcluir
  27. meu amigo o seu blog é uma dádiva de deus minha esposa queria que eu fizesse redução de estômago mais não vou fazer esse ano uma amiga coronel da pm fez essa cirurgia e faleceu não vou me entregar para esses açogueiros ok

    ResponderExcluir
  28. meu amigo o seu blog é uma dádiva de deus minha esposa queria que eu fizesse redução de estômago mais não vou fazer esse ano uma amiga coronel da pm fez essa cirurgia e faleceu não vou me entregar para esses açogueiros ok

    ResponderExcluir

Aqui, a Liberdade de Expressão fica por sua conta :)

Compartilhe

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também