segunda-feira, 28 de junho de 2010

E se tudo não passou de uma GRANDE invenção?

Esse final de semana foi muito agradável para mim. Frequentei festas juninas e encontros de internautas na sexta e no sábado, onde estive com diversas pessoas. Cada ser revestido de carne e osso possui um assunto interessante, uma ideia brilhante, cujo objetivo é viver bem e fazer dessa passagem de vida A melhor possível.

De todos os encontros que troquei informação e compartilhei conhecimento, um me chamou atenção. Foi no sábado, lá na casa de uma amiga que mora na cidade vizinha da minha. Regados por vinho, o nosso grupo conversou sobre uma pluralidade de assuntos que estão na mídia (ou não). Pra variar, uma dessas conversas que mais causam polêmica abordou sobre Religião.

Chegamos neste contexto ao falar sobre irmã e irmão que praticam sexo. Há poucos anos, muitas pessoas aqui na região receberam um vídeo de um casal de irmãos (bem conhecidos) praticando sexo e se exibindo na webcam. Ao falar sobre isso, cada um expressou a sua indignação que sentiu na época ao vê-los pelo computador.

Um amigo bem informado, levantou a seguinte questão: Qual é o absurdo de dois irmãos praticarem sexo? Se vocês forem olhar a criação da humanidade - pela história que a igreja conta - só havia Adão e Eva. Para o mundo virar tudo isso que é hoje, teve que acontecer o que?

Só para fazer um adendo aqui, antes de continuar. Quem visita este blog e não me conhece pessoalmente, deve saber que sou cristão católico convicto. Frequento a igreja católica, não acredito em 100% no que ela diz, desconfio da conduta de alguns padres e tenho um pé lá atrás com muita coisa. Por que ainda frequento? Pela fé, por acreditar que o erro de uns não pode ser generalizado como erro de TODA instituição.

Continuando... eu falei para este meu amigo a ideia que tenho sobre este assunto: - Olha, a bíblia é uma questão de interpretação. Eu não a leio, mas sei de bastante coisa que lá está escrito. A igreja católica usa o trecho de Adão e Eva e diz que são pessoas iguais a nós. Mas quem diz que Adão e Eva não podem ter sido genes com DNA distintos, que puderam evoluir e virar o que somos hoje? Esta seria a melhor forma de conciliar essa história, com a evolução do homem pelo macaco que estudamos em História.

Interessado pelo assunto (e com teor alcoólico do vinho lá nas alturas) ele me diz o seguinte: - E se tudo não passou de invenção? Olha na mitologia como existiam vários deuses, quem disse que só pode ter um? E essa história de Jesus - um semi Deus que nasceu de um humano - quem disse que é verdade? Alguém lá atrás pode ter inventado isso e escrito como se fosse verdade...

Eu disse para ele o seguinte: Concordo que é preciso desconfiar de tudo que nos contam. A pessoa quanto mais lê e adquire conhecimento, mais questionadora ela fica. Chega uma hora que tu não sabes mais o discernimento do que é o Certo ou é Errado, de tanto que a gente lê e põe em cheque o que recebemos a vida toda como "grandes VERDADES".

Todos sabem que a verdade não é absoluta e não pode ser vista de um ponto só. Levantei esta questão: Se há vidas em outros planetas (o que eu acredito), e um extraterrestre vem visitar a Terra. Se ele for parar no meio do oceano pacífico, vai dizer que não há vida humana na Terra e só tem água. Isso é mentira, mas se for analisar a informação, ela não deixa de ser uma verdade pelo local em que ele foi parar e o que foi visto.

Portanto, mesmo que toda história de Deus, Jesus e Maria forem invenção, só pela função social que existe em torno disso, já valeu a pena. A fé que existe nas pessoas, faz com que elas promovam o bem e acreditem num futuro melhor. Dizem que a fé tem o poder de mover montanhas, certo? É claro que a expressão é dita em sentido figurado, logo não adianta ter fé para mudar a montanha Fuji de lugar.

Esse caso é o seguinte: Eu muito acredito e luto para que aquilo aconteça. Logo, Deus e Jesus Cristo tem sentido de continuar existindo em nossas vidas, como símbolos de justiça divina. Eles são o conforto e alívio na alma para aquele que crê, de que a difícil vivência como ser humano - com as injustiças sofridas aqui na Terra - não foi em vão.
___

Quem me acompanha sabe que sou religioso, mas não sou fanático igual a @Cleycianne. Tenho mente aberta, muitos amigos ateus, mas confesso que os três assuntos que nunca têm conclusão de uma ideia só (Política, Religião e Futebol) são os que mais me agradam e geram bom debates com a galera. Experimenta falar isso tomando vinho, sai cada filósofo (inclusive eu) kkkkkk.

Conseguiu ler tudo? Então deixo esse vídeo (com qualidade de áudio baixa) que representa bem essa questão de fé. Ele fala sobre a história desse Homem, chamado Jesus Cristo, e foi gravado pela internet no santuário da missa de Padre Marcelo Rossi.

12 comentários:

  1. Apesar de não compartilhar da mesma visão religiosa que a sua, não posso deixar de parabenizar pelo texto e organização das ideias. Conseguisse falar de algo complexo para as pessoas, de uma forma simples. Parabéns!

    Para encerrar, acho que vc já sabe que o site da Cleycianne é fictício né? Abs

    ResponderExcluir
  2. Meu caro, sua resposta à possibilidade de ser tudo invenção é falha. Função social? Já valeu a pena?
    Sério mesmo? É preciso olhar mais atentamente para o passado: dezenas de milhares mortos nas cruzadas, outros milhões devidos a conflitos de fundo religioso como alguns do oriente e muitos da África. E quantos morreram nas caças às bruxas? Valeu à pena? Por conta de algo contado milhares morrem. Por conta de uma cegueira em algo impalpável muitos morrem. Receberam religião, quando deveriam ter recebido educação. Fé? Em quem? Nos padres? Na instituição? Em uma figura mítica, desconhecida e interpretada de maneiras diferentes? Em um livro que foi adulterado desde seu início? Fé em algo contado por um sacerdote?

    A fé que você procalama é vária: cada pessoa tem sua história miserável de vida e vê nas promessas de qualquer pregador uma possibilidade de conseguir algum sucesso na vida. Este é o grande gancho da religião cristã e de todas as outras... O futebol apresenta a mesma fé... Basta olhar os torcedores alienados que se matam, choram e transferem para 11 jogadores em campo todas as suas angústicas, medos, problemas, sofrimentos...

    Acredito que é um luxo você não ter fé. Aceitar que está no mundo só e que pode ter tudo ou nada. A maioria das pessoas tem grande dificuldade em não ter quem interpelar, em aceitar-se só. Porque, culturalmente fomos cridos por essas histórias de proteção simbólica de um ser superior. É um luxo você não ter fé. E tenho visto muito pouca coisa sobre baixas em grupos sem fé. De fato, nunca ouvi falar de nenhuma morte por falta de fé. Mas por um pouco de fé já mataram muito. Fé por si só é sinônimo de ignorância. E de mortes.

    A conversa tem que ser outra: quem aqui tem fé na educação de qualidade? Quem aqui tem fé que com uma boa educação não haja tantos alienados?

    Só um adendo ao que você disse em "A fé que existe nas pessoas, faz com que elas promovam o bem e acreditem num futuro melhor". Isso que você falou que faz as pessoas praticarem o bem não é fé, é boa índole. E isso não se capacita por fé. Além disso, acreditar no futuro melhor é ser esperançoso. E é esperançoso quem tem mãos atadas, quem não pode fazer nada. Porque passa fome, porque não vê como fazer para o filho ter uma educação, porque sabe que seu bairro é cheio de traficantes e pensa no seu filho daqui a alguns anos. É esperançoso quem não pode fazer nada. Todas as pessoas de má índole e com poder nas mãos não são esperançosas, porque sabem que elas mesmas podem fazer o que quiser, podem roubar de quem quiser, quanto quiser e rir alto durante jantares caros. E outra: mesmo muitos pobres se tivessem tal poder deixariam de ser esperançosos e passariam a ser perversos. Porque aqui no planeta Terra, se você encontra algo de outra pessoa, mesmo voê sendo gari, juiz federal, classe média o que seja, vira seu. o outro que se dane. É esse o pensamento que as pessoas tem é esse pensamento que o falso moralismo religioso perpetua...

    ResponderExcluir
  3. A fé é uma mercadoria vendida e explorada pelas religiões. É possível ter fé e usá-la em seu próprio benefício, tanto espiritual quanto material, à margem da religião. O filme O Segredo (}The Secret) dá uma idéia bem detalhada a respeito. Percebe-se com clareza ali em que dimensão a fé pode realmente ajudar as pessoas. As igrejas já perceberam isso há milhares de anos.

    ResponderExcluir
  4. Velhao olha so !
    no livro de Tito acho 5 versiculo 9 diz para nao entrarmos em discussoes sobre , leis , genealogias etc...
    Nosso chamado e para FALAR o evangelho a todos e ensinar a quem quiser.
    Quando comecar a falr sobre religia , nao se esqueca que JESUS nao fundou uma religia , nao fundou o cristianismo , nem igreja ele fundou.
    Quem fundou a igreja ( templo )como vemos hoje foi Constantino no seculo 4 .
    Discutir sobre religia e impossivel o voce sempre ira perder , por que DEUS inspirou uma BIBLIA CRISTOCENTRICA .
    Ela fala do comeco ao fim de JESUS.
    Desde o edem a tipologia de JESUS ja esta presente.
    Qdo DEUS diz que vira um que esmagara a cabeca da serpente , qdo DEUS sacrifica um animal para fazer roupas a Adao e Eva ( tipificando os sacrificios que seriam feitas para cobrir os pecados , e que tipificavam tbm o sacrificio de JESUS)
    Enfin esse papo e longo , na real na da para provar que DEUS existe !
    Nao da por que e mediante a FE !
    Esse tipo de discucao gera um debate e vira um combate , aonde no fim vira uma ocnversa sbre quem tem mais informacao !
    Nao vou me demorar aqui ne !
    Ai vai me blog .

    www.bibleroots.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Pequenas igrejas, grandes negócios...

    ResponderExcluir
  6. José Carlos: Obrigado pelo elogio cara, é isso ai.. cada um com uma visão diferente com respeito ao ponto de vista dos outros.

    Quanto a Cleycianne, é claro q sei que ela é FAKE ahauhau. Mas na verdade, não passa de uma sátira com os religiosos super fanáticos.

    Anônimo 1 e 2: Valeu por terem dado a opinião de vcs ;D


    Duda: Legal tua opinião duda. Concordo principalmente com essa parte "Esse tipo de discussão, no fim, vira uma conversa sobre quem tem mais informação".


    PutzCri: Cara, O Segredo trabalhou bastante o poder da mente, que nada mais é do que acreditar no melhor = ter fé. Achei bem interessante :)

    Abs

    ResponderExcluir
  7. Vejam no Youtube "Porque fé merece respeito?"

    ResponderExcluir
  8. Amor. Alguém lembrou de relacionar isso a Jesus?
    Bom , apontar e julgar a postura e opiniões alheias é fácil demais. Preocupemos mais com a nossa responsabilidade individual perante a vontade de ver uma Terra mais igual e justa.Evitemos julgar , façamos a parte que esperamos que o outro faça.

    ResponderExcluir
  9. CONCORDO PLENAMENTE! Na minha opinião só a "historia" de Jesus ,Maria etc teve um efeito positivo p. os homens que criou uma "ordem entre os seres humanos" mas p. mim não passa de uma grande fofoca se um boato hoje já é aumentado semana que vem imagine isso!?

    ResponderExcluir
  10. Um pastor já me disse que mesmo que lhe provassem que toda a história de Jesus, ressurreição, remissão dos pecados, espírito santo, fosse mentira, mesmo assim ele continuaria vivendo a mesma vida de devoção pois é a melhor coisa que já aconteceu a ele.
    E vou dizer o que? Já fui muito radical nesse sentido, mas hoje entendo o ponto de vista dele. Assim como entendi o da sua amiga, mas também o seu.
    Isso que é bom né? Conseguir compreender o que as pessoas pensam e aceitar as diferenças.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo comentário, JuDacoregio.

    Foi o mais simples e completo, sem dúvidas.

    "é bom né? Conseguir compreender o que as pessoas pensam e aceitar as diferenças..." Perfeito!

    ResponderExcluir
  12. „Dizem que a fé tem o poder de mover montanhas, certo? É claro que a expressão é dita em sentido figurado, logo não adianta ter fé para mudar a montanha Fuji de lugar.“
    A expressão não é dita no sentido figurado. Nós é que, geralmente, não temos fé suficiente. Os milagres e os poderes supranormais dos santos de todas as tradições estão aí para demonstrar isso. Para Deus nada é impossível (Mateus 17:20, Marcos 10:27, Lucas 1:37...). Quanto à legitimidade da Igreja Católica, além dos milagres, outra coisa que dá testemunho dela é o esoterismo das tradições não-cristãs.
    Saudações

    ResponderExcluir

Aqui, a Liberdade de Expressão fica por sua conta :)

Compartilhe

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também