quarta-feira, 9 de junho de 2010

Falta de Notícias: um câncer no jornalismo

Quando o jornalista passa por uma fase de falta de notícias, é neste momento que nasce um câncer no jornalismo: Notícias Irrelevantes. Nesta quarta-feira acessei a home page do site iBest (que é do Grupo iG) e encontrei uma notícia que mudou a vida das pessoas. Veja você mesmo...

Fábio Assunção toma café com a Ex em SP (óóó) :O

Neste momento pensei seriamente em cancelar o meu e-mail do iBest, para nunca mais voltar ao portal. O problema não é divulgar isso em um site de fofoca, o problema é colocar na CAPA de um site jornalístico como se fosse MUITO relevante. E daí se o Fábio tomou café com a ex... E o Kiko?

Depois fico indignado com o Supremo Tribunal Federal - leia-se ministro Gilmar Mendes - por ter tirado a obrigatoriedade do diploma de jornalismo para exercer a função. Deve ser por essa e outras notícias do gênero que ele achou que qualquer pessoa pode ser jornalista para divulgar o café do Fábio Assunção.

Prova de como a falta de notícias provoca estas notícias "relevantes" para sociedade. Este foi só o exemplo de uma situação que queima os jornalistas. Não preciso nem citar o Site Ego da Globo, né? Mesmo assim, coloco um exemplo deles também.

Thierry acena para platéia em desfile = Thierry faz a sua obrigação

O caso do Site Ego é menos, digamos... #FAIL este tipo de notícia. É que eles vivem de futilidades e tem audiência para isso, então não é de se espantar com estes tipos de notícias "importantes" no site deles. Até porque a nossa vida muda quando eles informam que "Cláudio Heinrich pedala e mexe no celular ao mesmo tempo".

Não se espante com o jornalismo e valorize o diploma dos jornalistas, para que estas notícias relevantes não se proliferem mais ainda. O bom jornalista - na falta de matéria - corre atrás de assuntos bacanas que possam trazer algum conhecimento para a sociedade. Em exemplo, cito a matéria de capa do jornal A Tribuna desta quarta (09/06/2010) dos profissionais Saimon Novack e Rodrigo Medeiros.

Para ler, vai no site Clic A Tribuna e escolha a edição deste dia.

Eles fizeram uma matéria não focada na prostituição, mas sim nos profissionais que trabalham de noite com vendas, limpeza de motel ou casas noturnas, e ganham à vida enquanto a grande maioria dorme. Esta foi uma bela matéria, sem dúvidas, entre tantas outras já realizadas por jornalistas FORMADOS e que tem desconfiômetro em publicar as histórias interessantes.

5 comentários:

  1. Lipe, eu fico pra morrer quando vejo notícias desse tipo, pq eu penso que tem tanta coisa interessante pra ser divulgada e debatida e se perde tempo com isso. Ao mesmo tempo penso que se é divulgado sempre, é pq tem alguns sem cérebro que leem sempre tbém.

    Eu tava meio triste hoje, mas fiquei super feliz ao ler que o Fábio Assunção tomou café com a ex, poxa, que coisa linda né? vou até comemorar mais tarde, vamo comigo? ahahahah

    Beijossssssss

    ResponderExcluir
  2. Puta que pariu, Lipe. A capa do A Tribuna foi sacanagem. A gente foi seco pra ver as matérias e... Nada, só espeto de gato e outros breguetes.

    ResponderExcluir
  3. Nanda: Minha vó comprou laque pro cabelo no mercado hoje... cadê a imprensa que não registrou isso?


    Seu Putz: também achei que ia achar fotos mais calientes ahuahau

    ResponderExcluir
  4. Essa matéria da Tribuna ficou show mesmo.Aliás é o único jornal de Criciúma que eu leio.

    ResponderExcluir
  5. Cada vez que leio uma notícia dessa, um pedacinho do meu pergaminho se descola e somente guardo a lembrança da ansiedade de me tornar repórter no auge da juventude. Para chegar agora e me deparar com a imbecialidade escrita, falada, etc. etc...

    ResponderExcluir

Aqui, a Liberdade de Expressão fica por sua conta :)

Compartilhe

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também