quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O segredo do fracasso é tentar agradar todo mundo

“Eu não sei qual é o segredo do sucesso, mas o segredo do fracasso é tentar agradar todo mundo”, esta frase atribuída ao cantor americano Bill Cospy sempre me chamou muita atenção e, por mais que eu concorde com ele, parece que eu tenho certa dificuldade em colocar na prática.

Sou ariano – sou impulsivo – mesmo assim ajo depois de pensar bastante e nem sempre me saio bem em alguma missão ou ponto de vista que defendo. Um dos meus defeitos que mais me atrapalha é querer agradar a todo mundo (falando de opinião e formas de tratamento). É impossível, nem preciso usar a famosa frase “Se nem Jesus agradou a todos...”

Não vou dizer aqui os recentes problemas que passei querendo agradar os colegas, amigos e familiares. Costumo escutar as pessoas, cheio da melhor intenção para ajudá-las, mas quando toco num ponto de vista contrário ao delas, acabo me ferrando. Sei também que “de boas intenções o inferno está cheio”, mas acho que deve haver mais respeito ao lidar com a divergência de opinião.

Por que os brasileiros odeiam a política? Justamente porque as pessoas partidárias são as piores de conviver. Colocam o seu partido como “Deus” e a oposição de “Capeta”. Ficam tapados, enaltecem a qualidade do seu partido e camuflam as coisas ruins. Quando é com a oposição, funciona o contrário.

Respeitar as opiniões contrárias é bom e eu gosto. Pena que em época de campanha eleitoral isto não é muito perceptível. Isso também ocorre no futebol, religião e justiça. Sim, até na justiça. Quando você acha que todos vão concordar com uma ação favorável ao povo, tem sempre alguém que é contra e questiona o desejo da maioria. E esta pessoa diz que um povo que elege Sarney ou Tiririca não pode ser muito bom das ideias. Pior é que ela está com a razão e não há como discordar desta opinião.

4 comentários:

  1. Pior que tentar inutilmente agradar a todos, é tentar agradar uma certa única pessoa: sua mulher. Impossible!!!

    ResponderExcluir
  2. Uma vez ouvi isso de uma amiga na lata. Doeu!
    Mas é a pura verdade! Ela disse "Priscila, não dá pra ser o melhor amigo de todo mundo!". Doeu, mas precisei de alguém dizer em voz alta do que eu já sabia pra poder melhorar em algumas coisas.
    Na verdade eu acho que nem mudei tanto o modo de agir, mas sim o de me importar com as reações alheias.

    ResponderExcluir
  3. Como a Pri disse acima, eu tbém já tentei agradar todo mundo e não dei conta não... 'todo mundo'é gente demais e alguns[muitos] nem sabem que existo. Se eu conseguir me agradar, já tá bem valendo!

    beijos Lipe!

    ResponderExcluir
  4. Se agradarmos quem vale a pena pra nós, já tá de bom tamanho.

    ResponderExcluir

Aqui, a Liberdade de Expressão fica por sua conta :)

Compartilhe

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também