segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Diga NÃO aos curiosos de velório alheio

Quem já perdeu alguém que amava, sabe como é triste uma despedida. É uma dor que vem da alma, e tem a mesma intensidade da sua proximidade com esta pessoa querida. Eu não gosto de frequentar velórios (ninguém deve gostar), prefiro manter distância destes momentos de dor e que não temos o que dizer para amenizar o sofrimento de quem fica. Só vou nestes locais se o corpo velado é da família, amigos, colegas, ou de alguém muito próximo ligado a uma destas pessoas por qual tenho respeito e admiração.

Neste domingo a minha mãe decidiu que na volta da praia, nós iríamos passar no cemitério municipal para olhar o túmulo do meu vô que faleceu em 2006. A justificativa dela era porque não foi lá visitar no Dia dos Finados. Tentei lembrá-la que a gente visitou o túmulo do vô dois dias antes:

Eu: - Mãe, pra quê ir ao cemitério? Esquecesse que estivemos lá no domingo passado, porque sabíamos que no dia dos finados tu não estarias na cidade?
Mãe: - Não importa filho, eu quero passar de novo pra ver o túmulo que minhas irmãs limparam e ver o arranjo de flores que elas compraram.
Eu: - Se é assim, está bem.
Mãe: - Vou aproveitar pra acender uma vela também.

Chegamos no cemitério vimos que não tinha mais o arranjo de flores porque roubaram (cretinos), e nem tinha vela guardada no túmulo para ela acender. Tempo perdido? Pra minha mãe, não. Ela aproveitou para rezar e chorar mais um pouquinho de saudades. Tudo bem, sei que o falecimento de pais ou filhos - geralmente - o ser humano sente mais. Além disso, também sei que um dia vai ser a minha vez de chorar por ela (se Deus quiser daqui há mais de 40 anos).

Na saída vimos uma capela bem movimentada e nessa hora sempre bate aquela curiosidade humana: Quem morreu? Só que a mãe não se conteve em ficar com a curiosidade e foi na busca de respostas.

Mãe: - Filho, vamos entrar ali.
Eu: - Ah, é! Capaz, nem conhecemos a pessoa. Vamos embora que tá anoitecendo.
Mãe: Que nada, está cheio de amigas professoras e eu quero saber se morreu alguém da educação.
Eu: - Tá bom, só não faz eu passar vergonha. E se for aquele menino de 22 anos que morreu nesse final de semana? Muito triste, não quero ir no enterro.
Mãe: - Vem comigo.

É incrível como a pessoas percebem quando alguém entra no velório sem conhecer ninguém e nem ter alguma ligação com o(a) falecido(a). Todos ficam te observando enquanto enxugam às lágrimas.

Mãe: - Procura o nome da pessoa. Todo velório tem nome ou foto da pessoa na porta.
Eu: - Você não disse que tinha um monte de amiga professora aqui? Cadê? Vai ali e fala com elas, cumprimenta e já pergunta.
Mãe: - Ah, não são bem amigas. Só as conheço de vista, mas sei que são professoras. Agora vê se tu achas o nome...
Eu: - Achei, olha lá no papel. O nome dela é Olinda.
Mãe: - Será que era nova?
Eu: - Por que você não entra ali pra ver? Eu acho que depois da década de 70, nenhuma mãe deve ter registrado alguma filha com nome de "Olinda".
Mãe: - Tá bom, vamos entrar com a mãe pra ver quem é.

Acho que o corpo tinha acabado de chegar, pois tinha gente chorando bastante. Na porta da capela eu desisti da ideia...

Mãe: - Por que não queres entrar? Achas que a mãe não deve ver o corpo?
Eu: - Olha mãe, se queres entrar, então vai sozinha. Eu não quero entrar ali e só olhar como se fosse nada. Tão chorando do lado do caixão,  e dai vamos ter que cumprimentar os familiares sem conhecer e nem poder dizer nada.
Mãe: - É mesmo né? Vamos embora daqui.

Nessa altura já tinha familiares e professoras "amigas" da mãe nos observando e fazendo uma bolsa de apostas pra ver se a gente entrava. Eu avisei que não era pra ir lá. Já passei por estes momentos de dor e sei o quanto é chato quem vai só pela curiosidade e - quando pior - ainda faz comentários desnecessários. Vamos nos respeitar gente. Diga NÃO aos curiosos de velórios alheios.

5 comentários:

  1. Caro Filipe,
    não entendi as "aspinhas" no nome da falecida. meu pai se chama Olindo. minha tia se chamava Olinda. tens algo contra esse nome? abraços.
    hauhahauhuauahahu

    ResponderExcluir
  2. ahuahauhau, é que nunca conheci alguém com menos de 30 anos chamada Olinda (ou Olindo).

    Talvez errei pela dedução rsss.

    ResponderExcluir
  3. Bah eu tb velorio so de gente muitooo proxima, minha vizinha morreu esse findi e nem dei as caras(devem pensar que insensivel, mas pelo contrario, sou sensivel demais)...até hoje so fui mesmo dos meus avos e da Julia (amiga que faleceu de acidente)acho... Hospital é outro parto pra ir ver gente doente...


    :***

    ResponderExcluir
  4. Já eu não vou em velório de ninguém porque prefiro lembrar da pessoa viva e feliz ao invés de dentro de um caixão.

    ResponderExcluir
  5. Oi, ri mto do seu humor e apoio a campanha rsrs...

    ResponderExcluir

Aqui, a Liberdade de Expressão fica por sua conta :)

Compartilhe

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também