sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Rio de Janeiro na guerra do BEM x mal

Há muito tempo eu e, principalmente, a população carioca esperava uma grande retaliação contra a bandidagem que se instalou no Rio de Janeiro. Ninguém imaginava quando isso iria acontecer e a quantidade de homens que iriam participar, mas as imagens de ontem (25) na televisão serviram de alívio ao ver à presença do BOPE e da Marinha retomando partes da cidade que eram dominadas por facções criminosas.

Quem não ficou feliz ao ver os traficantes correndo perdidos e desesperados por uma estrada de chão? Já era hora do bem vencer este mal. Nenhuma cidade deve assistir de braços cruzados os carros serem incendiados e a população ficar sem o direito de ir e vir (com segurança) para onde quiser. A resposta da Secretaria de Segurança Pública foi bem recebida e o governo mostra para todos quem realmente manda na cidade, como estamparam os jornais Extra (RJ) e Diário Catarinense (SC) desta sexta-feira (26).

O Rio de Janeiro é vítima de um crescimento desordenado e uma distribuição de renda muito desigual. A cidade maravilhosa e de paisagens exuberantes (que um dia quero conhecer pessoalmente), não merecia conviver com aquele amontoado de favelas que estragam o visual da cidade. O problema daquelas construções é que não há qualquer infra-estrutura, as ruas são apertadas, além do aglomerado de casas feias e uniformes servirem de esconderijo ideal para os bandidos se instalarem no local e fugir da polícia.

A guerra ainda não terminou e a violência está longe de acabar, mas é preciso pensar no futuro. A cidade vai sediar alguns jogos da Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas 2016, então a prefeitura deveria derrubar todas as favelas e construir unidades habitacionais. Há muitas pessoas boas e trabalhadores honestos que moram nestes locais. Eles sofrem nas mãos dos bandidos, mas não têm outra alternativa a não ser se trancar em casa e seguir a lei como manda os criminosos. Com uma casa digna, eles passariam a viver como todo ser humano merece e o visual do Rio de Janeiro ficaria ainda mais bonito.

3 comentários:

  1. estou assistindo às notícias e ainda tentando entender a história escondida por trás desta história.
    algum palpite?

    ResponderExcluir
  2. O Brasil precisa mostrar ao mundo que vai controlar os altos índices de violência para poder receber bem a Copa e a Olimpíada.

    Foi essa alusão que a imprensa internacional fez da operação de guerra contra os tráficantes no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a ação policial e acho que é isso aí mesmo.Chegou em um nível que só matando.
    Mas o problema é bem mais antigo,décadas de descaso com a população pobre,gente roubando dinheiro público pra todo lado.
    Enfim,isso dá um post,que não escreverei pra não ser chamado de oportunista e chato.

    ResponderExcluir

Aqui, a Liberdade de Expressão fica por sua conta :)

Compartilhe

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também