terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Suicídio: um ato de coragem ou covardia?

Foi com pesar que li a notícia no Portal E-Band que o apresentador do canal E!, Gilberto Scarpa, se jogou do prédio para terminar sua vida de 27 anos. Segue o trecho da notícia publicada no portal.

O apresentador brasileiro Gilberto Scarpa morreu de sábado para domingo, aos 27 anos. Segundo sua noiva, a atriz e escritora Cibele Dorsa, ele teria cometido suicídio. "Meu noivo se suicidou essa noite, com ele morto eu me sinto morta", escreveu em seu Twitter. "Prefiro ir com ele, minha força não faz mais sentido. Quero ir encontrá-lo", continuou.

O apresentador deixa uma vida inteira pela frente para entrar na estatística mundial de pessoas que não suportaram o fardo de viver neste mundo e preferiram antecipar seu fim. Lamentável, sempre fico triste com estas notícias. Não é da natureza da imprensa noticiar estes casos, por questão de ética e até para não servir de impulso para outra pessoa depressiva que pensa cometer o mesmo absurdo.

Nos poucos casos noticiados - ou que vocês souberam de terceiros - reparem a perplexidade que fica sobre alguém que cometeu suicídio. Os questionamentos dos amigos são: "Poxa vida, mas ele parecia estar super bem". "Conversei com ele ontem e não vi nada de anormal". Ou "como ele foi fazer isso, meu Deus? Por que ele não pediu ajuda?" Quando uma pessoa querida comete esta barbaridade, é o questionamento que fica.

Em 2008, um garoto de 19 anos se jogou pelado do apartamento na área central de Criciúma. Por tratar de alguém inteligente, conhecido e de uma família bem de vida, o caso ganhou repercussão nas rodas sociais da cidade. Sobre o assunto, o colunista Murilo Carvalho fez o seguinte questionamento no seu programa da rádio Transamérica FM: "O que leva alguém cometer suicídio? Coragem ou covardia?".

Intrigado pela pergunta, mandei a seguinte resposta que foi publicada na coluna dele (01 de agosto de 2008) no jornal A Tribuna:

"Ontem, enquanto fazia o trajeto do trabalho até minha casa, escutei você falar no programa sobre o que levava alguém cometer suicídio: coragem ou covardia. Penso eu que o único ato corajoso de um suicida é praticar tal atitude de antecipar o fim da sua vida. O restante, acredito que é COVARDIA PURA. Um suicida é um covarde. Quem antecipa sua morte, é sinal que não teve coragem suficiente para enfrentar os problemas da vida, seja ele o pior que for.

Corajoso (por exemplo) é quem está acamado, com idade avançada, que não consegue enxergar mais nada, foi abandonado por tudo e todos, só respira por aparelhos, mas que está lá sem desistir de viver por mais mais traiçoeira que a vida foi para ele. Corajoso também, é quem luta para superar uma situação dificílima e que, por mais fundo do poço que esteja, sempre olha pra cima na esperança que chegar até a luz que há no topo. Como diria Donald Trump: 'Se existe alguma vantagem para alguém que está no fundo de um poço é que qualquer movimento o leva para cima'."

Essa opinião rendeu discórdia entre meus amigos jornalistas no meu ambiente de trabalho, que pensam diferente de mim. Inclusive teve gente mandando email para outro colunista do jornal dizendo que deveríamos ficar quietos e respeitar a dor dos familiares. Concordo neste último caso, mas eu não estava citando o nome do garoto em questão. Estava apenas debatendo sobre o ato de tirar a própria vida.

O que falei para o colunista prevalece hoje em minha opinião. Mesmo que uns dizem que é preciso ter muita coragem para se matar, eu acho que a coragem fica só na concretização do ato. O resto é pura covardia do medo de enfrentar seus problemas. Se alguém estiver lendo este texto e pensar em fazer tal bobagem, por favor: procure ajuda! Não deixe que um problema de natureza devastadora impeça você de concluir essa maravilhosa experiência de vida até o fim.

Se for preciso, vá para igreja. Busque fé. Todo ser humano tem direito de acreditar num futuro melhor, e tudo que existe tem uma razão para existir (mesmo quando não faz sentido). A vida é muito maior do que o nosso cérebro consegue imaginar. Deus é muito maior do que aquele sentido figurado que aparece na bíblia. Nenhum ser humano será capaz de descrever com fidelidade toda riqueza do Criador que entregou seu filho para nos salvar. Eu acredito nessa história e quem tem um vazio existencial deveria deixar a visão cética de lado para acreditar também.

O que aconteceu com Gilberto Scarpa não cabe julgamentos. Ele vai prestar contas no outro plano de vida, só restando a dor para quem ficou vivo e o amava. Senti vontade de comentar o assunto para levantar este questionamento sobre o suicídio, defender minha opinião e ajudar quem pensa nisso antes de fazer tal besteira. Como disse o psiquiatra e escritor, Augusto Cury: "Quando uma pessoa pensa em suicídio, ela quer matar a dor, mas nunca a vida".

E para quem vai investir na fé como opção de cura e libertação deste mal que leva as pessoas cometerem uma loucura, deixo essa bonita canção do padre Fábio de Mello: Deus é capaz!


"E se preciso fosse daria novamente a vida por ti..."

101 comentários:

  1. Um atentado contra a vida não é um atentado exatamente contra Deus, mas contra todos seus familiares,os seus amigos, mentores... Todos que te rodeiam e te querem bem. E o suicida não esta resolvendo os problemas que supostamente tenha, esta apenas adiando. Uma hora ele terá que encarar tudo novamente.

    ResponderExcluir
  2. Sim, Lipe... é covardia. Mas quem é corajoso o tempo que atire a primeira pedra.

    ResponderExcluir
  3. "o suicida não esta resolvendo os problemas que supostamente tenha, esta apenas adiando. Uma hora ele terá que encarar tudo novamente".

    Perfeito Ariane... perfeito!

    ResponderExcluir
  4. Devo discordar da opinião do autor do post. Os seres humanos são diferentes (ainda bem), e por este motivo, não poderíamos julgar quais motivos levariam as pessoas ao suicídio, ou se estas pessoas são covardes ou corajosas.

    "Porquê existem pessoas que apesar das dificuldades da vida não desistem jamais?"

    Existe um conceito da física, também utilizado em Psicologia, chamado de resiliência. Resiliência é a capacidade de voltar ao estado inicial após sofrer uma pressão (observem como serve tanto para física, quanto para a Psicologia). Quem assistiu o filme "Quem quer ser milionário?", se recorda dos dois irmãos, que foram criados juntos, ambos viram a própria mãe morrer, passaram as mesmas dificuldades e etc. Notem que, um dos irmãos, Jamal, apesar das dificuldades leva uma vida "direita", enquanto seu irmão vai para o crime, para tentar vencer na vida. Porquê os irmãos foram para caminhos tão diferentes?

    Talvez, devessemos pensar que existem pessoas predispostas à depressão, tristeza, melancolia, e que por dificuldades de auticonhecimento, problemas de autoestima, ou dificuldade de lidar com frustrações, podem estar cometendo estes atos.

    Enfim, sou a favor de que a saúde metal coletiva seja foco das políticas públicas, já que o estado mental da pessoa influe na sociedade em suicídio, em doenças psicossomáticas, em absenteísmo no trabalho, em dificuldade em manter relacionamentos, enfim... se formos contar os contras, ficaríamos até amanhã.

    ResponderExcluir
  5. Falar dos outros é fácil, fácil julgar algo que não foi compreender com afinco e profundamente. Não é um ato de covardia, tão pouco um ato de coragem, mas sim um ato de desespero.

    ResponderExcluir
  6. Discordo totalmente.
    A vida é tão fragil, imegine o inferno ter que lutar contra suas próprias mãos, ter de lutar pra não desistir, lutar contra você mesmo e o "monstro" dentro de si?
    Ou acha que alguém se suicida, por exemplo, porque o namorado/marido a abandonou?
    Não.
    O que o leva a cometer tal coisa é o sentimento que isso provoca, algumas pessoas não conseguem simplismente sair do fundo do poço por mais que os amigos e familiares queiram ajudar. Eles não lutam contra algo que está no mundo exterior, e sim contra eles mesmos. Ninguém pode ajudar.
    Remédios não ajudam, podem entorpecer a dor pra você poder seguir em frente, mas não cura.
    A maioria das pessoas que cometem suicídio, são depressivas. Você deve saber que depressão é uma doença. Ela impede a pessoa de se lembrar de momentos felizes, de como é se sentir bem.
    Você não pode chamar um suicida de covarde. Ele lutou até o último fio de esperança, lutou enquanto pôde, viveu forçado a viver pelos planos para o futuro, pela esperança. Até que não tivesse mais condições de sofrer e acreditar em algo melhor.
    Depressão não é como sentir-se mal, então você decide ir ao shopping comprar roupa nova e "Sacodir a poeira".
    Na vida, nem todos saem ganhando, nem todos tem experiências incríveis, nem todos conseguem encontrar a felicidade. Uma pessoa que teve certos problemas, pode nunca conseguir resolvê-los ou superá-los. A vida não é justa e todos sabemos disso muito bem. Não é um filme que no fim tudo fica ok. Aposto que você conhece ao menos uma pessoa já de idade, que era amargurada e morreu assim. Oscar Wilde disse exatamente isso:
    "Os bons terminam felizes e os maus desgraçados, isso é a ficção."
    Você não pode colocar-se na mente de uma pessoa gravemente deprimida a menos que você já tenha estado assim. Então, por favor, não os chame de covarde.
    O sofrimento não é opcional. Pra ninguém.

    ResponderExcluir
  7. Já cheguei à beira do suicídio, e não é algo de que me orgulho. No entanto, só queria dizer que é simplista demais usar conceitos como coragem ou covardia para alguém que chega ao ponto de tirar a própria vida.
    Convenhamos: durante toda a nossa existência, temos um instinto de auto-preservação, de salvarmos nosso corpo.
    Alguém que atenta contra si próprio não está mais respondendo pelos próprios atos.
    Assim foi comigo. Coragem ou covardia, é muito fácil usarmos estas palavras quando nunca aconteceu conosco.
    Houve um momento em que, em depressão profunda, tive um acesso de ira extrema, e a mistura destes dois elementos quase foi fatal para mim.
    Sempre fui muito, mas muito religioso. Sempre acreditei em Deus, sou católico praticante e atuante em diversos movimentos da igreja, mas naquele momento, nada disso tinha significado. A ideia do suicídio se torna uma obsessão, uma voz dentro de você que o chama, algo que você sente que simplesmente tem que fazer.
    Alguns religiosos diriam que o "inimigo" chamando-o para fazer isso. Como queiram.
    Esta "voz" me perseguiu durante meses, e foi preciso muito apoio da minha família (e terapia) para superar.
    Hoje não tenho mais este problema, mas sei que "coragem" ou "covardia" não servem para definir um suicida.
    Espero que este meu depoimento, da minha experiência própria, sirva para que alguns reflitam antes de criticar um suicida. Não é fácil voltar atrás quando se chega a este ponto.

    ResponderExcluir
  8. eu acho que cada um é dono da própria vida... não escolhemos antes de nascer: "eu quero nascer, assim assado, naquele tipo de família, com aquele tipo de formação, etc.. a grande verdade é que somos jogados na existência de uma forma totalmente aleatória sem possibilidade de escolha... e no fim, a única coisa que podemos fazer por nós mesmos é se matar... o resto é tudo involuntário... é o único momento em que sua vontade acontece... isso é assustador sim, mas o sofrimento é algo totalmente pessoal e ninguém além da própria pessoa pode saber como se sente na realidade... por mais juntos que possamos estar, permanecemos sozinhos em nossas mentes, do começo até o fim, e muitos percebem essa verdade e não conseguem lidar com isso... não julguém ninguém como corajoso ou covarde... somos os únicos responsáveis por nossas próprias vidas e cada um pode fazer o que bem entender dela...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito pertinente o seu comentário. Se bem, que acho que é preciso ter muita coragem para tirar sua própria vida, fazer algo danoso para o seu corpo. Na minha opinião, é um absurdo e desumano taxar os suicidas de covardes.

      Excluir
  9. Meu nome é Daniel Marques

    Entao é muito dificil falar sobre isso, ainda mais qdo acontece com alguem da sua familia.
    Minha opniao a respeito, é o suicida é egoista e covarde... Sabe pq?
    No momento de desespero ou de dor extrema q ele estava passando antes de cometer o ato , o suicida so pensou nele(EGOISTA), nos SEUS problemas, na SUA dor,nas SUAS dividas, Pq se ele pensasse nas pessoas que iriam ficar(conjuge, filhos, pais, amigos e todos aqueles que o amam) ele nao faria tal coisa, nada q ele estiver passando é justificavel. Sempre vai ter um ombro amigo para te apoiar, uma pessoa para te ajudar.

    Ao meu ver na maioria das vezes é problema espiritual e no outros casos é psicologico. Nesse mundo nos vamos passar por varias tribulaçoes mais nada vai chegar nem perto do que Jesus passou por nos. Ele sofre calado e levou sobre si todas nossas angustias. A pessoa que esta com esses pensamentos tem q procurar ajuda psicologica e espiritual.

    Se alguem q estiver lendo esse meu comentario e esta pensando em cometer suicidio, procurei uma Igreja perto da sua casa. Converse com o pastor ou Padre e peça uma oraçao, procure ajuda psicologica. Com certeza Jesus vai te livrar desses pensamentos.

    Jesus te ama!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho esse seu comentário é uma porcaria, quando vc fala de familia e tudo mais e se a pessoa ja vai praticar esse ato porque nao tem familia nem nada, e quando fala do problema para os amigos eles cazoam e ainda chamam de mole,ta vendo como vc se equivoca vc não sabe nada da vida do outro!!!

      Excluir
  10. Este seu post é uma vergonha. Ficas julgando de maneira rasteira as pessoas que se suicidam e as que não se suicidam. Enfim, é da natureza do ser vivo o suicídio assim como a luta pela vida. Agora, não pense que o fato de 'alguém se suicidar' é sempre tomado como algo chocante, há casos de suicídios que passam despercebidos, tais como os acidentes de trânsito com automóveis (há uma pesquisa alemã que mostra que a cada 12 acidentes destes com vítimas um foi suicídio). Enfim, sem julgar... ok?

    ResponderExcluir
  11. Entao Eduardo...

    Sem julgar... Mais entao 1 me cada 12 acidentes é suicidio pela pesquisa alema. Tremanda sacanagem mair ainda do suicida pq ele causa um acidente de transito onde ele morre(coisa q ele queria mesmo) e leva outras pessoas q estava querendo viver. Como o Daniel falou ali pra cima egoismo mesmo. O seu post ajudou a reforçar que o suicida é egoista e covarde. E nesse caso ai q ele coloca outras vidas em risco com seu ato ele é alem de egoista e covarde é tambem assassino.

    QUe isso gente vamo viver, olha que dia lindo, se vc nao quer mais viver pra si vai ajduar algueme ntao vai num asilo, num hospital do cancer. Aposto o que vcs quiserem leva uma pessoa que esta pensando em se matar num asilio, num hospital do cancer de crianças, pessoas lutando para viver, pessoas em fase terminal ja e aproveitando a vida. Enquanto isso pessoas saudaveis pensando em se matar. Conselho entao, ja que a pessoa vai se matar mesmo aproveita pra fazer todas as coisas que ela nunca teve coragem de fazer ai depoi se mata. Xinga seu chefe fala tudo que vc queria falar pra ele, vai la rouba um beijo daquela mulher q vc ja vem paquerando faz tempo e sai correndo rsrsrs si la faz o que vc sempre quis fazer rsrsrs. Depois de ter sentido toda essa adrenalina duvido que vc vai querer se matar.... hehehe t+ pessoal e para com isso ded querer morrer vai pescar!

    ResponderExcluir
  12. Coitado Desse ultimo anonimo,nunca passou dificuldades na vida,nunca passou por sofrimento,preconceito,perseguiçao,falta de suporte familiar.Enfim acha que a vida so tem beleza,quem chega a esse ponto nao e por qualquer besteira amigo.Realmente acho que e desespero e nao covardia.

    ResponderExcluir
  13. Oh grandes Juízes da moral humana, o que mais vocês vão escrever para criticar o autor do post, que levantou uma questão muito importante nos dias caóticos de hoje?

    Concordo com a opinião inicialmente emanada pelo autor do post, que deve ser interpretada em um sentido amplo e genérico: realmente o ato de suicício é mais covarde do que corajoso.

    Outro comentário válido foi do Anônimo do dia 5 de fevereiro de 2011 07:48, que ao que parece realmente chegou próximo do suícidio (principalmente por ter ouvido as vozes dentro da cabeça para que se matasse).

    Agora, fica registrado o meu posicionamento: SUICIDIO É ATO COVARDE OCASIONADO PELO ORGULHO DO SER HUMANO. Qualquer pessoa é passível de se matar, considerando que todos nós somos compostos pelos mesmos elementos psicológicos - Id, Ego, SuperEgo. No Id encontraremos a propensão maior ou menor, inconsciente, ao orgulho. No Ego, as experiências provindas do Superego são administradas, tanto bem quanto mal. Assim, uma pessoa que não está lidando muito bem com suas emoções e ao não externar sentimentos destrutivos fora de si, é uma pessoa potencialmente suicida.

    Fiquem a vontade para criticar meu posicionamento. Eventualmente, voltarei para debater mais o assunto.

    ResponderExcluir
  14. nem li tudo,quem é vc para dizer que um suicida é covarde , por acaso ja teve que viver a base de antideprecivos??? ja acordou e viveu um dia inteiro odiando cada segundo da sua vida????ja se sentiu um fracasado em tudo que faz???ja viveu sem ter tido nenhum bom emprego,nunca ter tido uma namorada???quem se suicida nao esta nem ai pro que vcs pensam e tambem nao esta nem ai pra esse seu deus idiota

    ResponderExcluir
  15. A primeira pergunta que gostaria de fazer ao autor e a todos que chamam de covarde o suicida.

    QUANTOS DE VOCÊS JÁ PASSARAM POR ALGO QUE REALMENTE FIZESSE VOCÊ QUERE SE MATAR?

    Acredito que não muitos, portanto tudo que vocês falaram não passou de merda desinformada e baboseira de pseudo-corajosos, vocês ditos corajosos são provavelmente os mais cagões que podem existir, basta coloca-los na situação certa para mostrar isso.

    Já passei bem perto de me suicidar, já estive literalmente no fio da navalha, hoje percebo que o estado da minha mente na época, a quimica do meu cerebro estava tão desbalanceada, tão acabada por causa dos problemas que eu passava que realmente parecia a melhor coisa, só quem passou entende algo assim, é como se o mundo a sua volta virasse um sonho pois as coisas não parecem reais.

    E sim você quer se livrar da dor e não da vida em si, o suicidio é só um meio de se chegar lá.

    E ao contrario do que pensam é preciso ter uma boa quantidade de coragem pra ir contra o instinto de sobrevivencia e conseguir fazer a coisa mesmo.

    Eu escapei por mim mesmo, sem ajuda de ninguém, quanto executei o ato em si, e falhei, digamos assim por sorte, não porque não tive coragem, me toquei da merda que estava fazendo, foi um momento de lucidez como eu já não tinha há tempos.

    Desde essa época eu perdi totalmente o medo da morte, não pretendo mais fazer algo assim, somente se um dia me encontrar em um estado terminal perto da minha morte mesmo, algo inevitavel, ai sim prefiro morrer pelas minhas próprias mãos, nos meus termos e quando eu escolher do que ficar sofrendo esperando o fim inevitavel, por isso também sou a favor da eutanásia.

    Ficar sofrendo inutilmente é que é coisa de idiota que acredita em deuses e acha que no último minuto vai ser salvo.

    E pra quem acha que suícido é covardia, não se esqueçam dos samurais que cometiam sepuku para evitar a vergonha da derrota e manter sua honra e preservar a honra de suas familias que naquela época era também a diferença entre a vida e morte.

    Não faço apologia nenhuma ao suícidio, acho que quem está numa situação dessas precisa pensar muito bem antes de qualquer coisa, pensar fria e calculadamente e não cheio de pesares penas e auto-piedade, pensar em quem mais isso vai afetar, em quem sua vida está ligada e aonde esse ato vai parar depois que você se for.

    A vida é foda, mas também pode ser ótima, muitas vezes o problema é como você encara as coisas.

    ResponderExcluir
  16. Ele está certo no que escreveu, eu namoro a 1 ano e meses e meu namorado já tentou se matar 3 vezes, no pensamento dele é porque está cansado de sofrer, ele ta passando por uma fase muito ruim na sua vida. Mais eu sou uma pessoa muito religiosa e nunca concordei com isso dele, e desde a 1 vez vim conversando com ele a respeito disso. Eu acho sim um ato de corvadia, as pessoas optam pelo mais facil, o interessante é que os suicídas não tem medo de pegar um faca, uma arma, se jogar de qualquer lugar, mais tem medo de conhecer a Deus ! Porque isso ?
    Tem medo de sentir tudo aquilo que ele nos proporciona quando entra em nosso coração !
    Talvez essas pessoas precisem sim de coragem, mais não é coragem de se matar, é coragem de pegar aquela arma que mata, que mata a angústia, a tristeza e a falta de fé que em determinados momentos temos dentro de nós, que é nossa biblía e se não tem em casa, tem a biblía online na internet, tantos usam a internet pra coisas ruins mais não usam para beneficio proprio e assim mostrando o quanto ta bem, poder ajudar a essas pessoas convardes escolhendo as palavras corretas para se dizer. Eu dou graças a Deus que ele me usa como instrumento para eu pode tirar todo esse pensamento ruim da cabeça do meu namorado e a gente poder viver feliz e normal com o nosso filho !
    Então é isso que Penso... Bjos:*

    ResponderExcluir
  17. Entendo que o sentido de covardia exposto nos comentários seria melhor colocado como fraqueza: psiquica, espiritual, o que preferirem.
    Num momento como o que Marcelo_navegando citou, se a pessoa comete o suicídio, acredito que exista certo egoismo,resultado dessa fraqueza.
    Egoísmo por não pensar nos que ficam e por achar que o seu tormento é o pior que existe, etc - um egoismo num sentido mais involuntário e egocentrico.

    Mas como já dito, a motivação pro suicídio - ou desmotivação (pra vida) só podem se explicadas por quem passa por esses momentos, e a explicação vai ser diferente em todos os casos.
    Não acho que colocar um suicida como egoista (no sentido que falei) seja uma ofensa, só mostra a debilidade que a pessoa se encontra em relação a sua autopreservação.

    Fiquem a vontade pra discordarem.

    ResponderExcluir
  18. Não se trata de covardia ou coragem, suicidio se trada de um ato de puro desespero. Não se trata também de não ter coragem de enfrentar o mundo, e sim que não ter mais forças para fazê-lo. Depressão é uma doença, a pessoa não fica curada dela por simples força de vontade, é como qualquer outra doença que precisa de acompanhamento. Para chegar ao ponto de pensar em tirar a propria vida a pessoa deve estar desesperada. Não adianta pregar a covardia de tal ato, uma pessoa sadia nunca pensaria em tal coisa só lendo uma noticia.

    ResponderExcluir
  19. Você não tem conhecimento o suficiente para falar sobre o assunto como um especialista e, pior, ainda cita a religião como forma de "pedir ajuda", "se salvar" e o escambau. Faço psicologia e só quem estuda pode fazer ideia do nivel de sofrimento que um ser humano pode passar durante a vida. tirar-se desse sofrimento é direito da pessoa. egoista é quem a chama de fraca sem fazer ideia do que ela passa internamente, é quem mantem um parente acamado, em coma por medo de perde-lo. nunca julgue alguém por desejar parar de sofrer.

    ResponderExcluir
  20. O interesante que vc dizer que eh psicologo ou não, não eh ser o dono do mundo, os psicologos são muito idiotas, acham que estudar o ser humano o que se passa na mente dele eh saber de tudo, da salvação o que pode e o que não pode fazer, aaah por favor cara, tenta estudar tua propria mente e enxergar que VOCÊ NÃO EH NGM ACIMA DE DEUS, pra dizer o que eh certo e errado, eh por isso que tem tanta gente se matando por ai, pq procuram psicologos e eles acham que se matar eh normal, tudo pode, nossa mente nos comanda, me poupe desse comentario!!

    ResponderExcluir
  21. Depois reclamam da quantidade de gente ateia no mundo. A psicologia auxilia o ser humano a viver melhor com seus problemas, a religião pode ser uma saida para uma existencia melhor. Agora dizer que um ser humano não tem direitos sobre a propria existencia é o cumulo do absurdo. Livre arbitrio filhão... Se a pessoa sofrerá as consequencias dos seus atos apos a decisão, ninguém sabe, ninguém nunca voltou pra dizer. Não difame uma area da saúde que auxilia tanta gente por ser um fanático religioso... Liberdade de expressão sempre, coisa de gente civilizada né =)

    ResponderExcluir
  22. Suicidio é para os COVARDES. Não aguentam um pouco de sofrimento e já querem logo se "aliviar". Não existe coragem em desistir de algo(quem acha que tem que ter coragem, já demonstra um grave problema mental).

    Se o cara não é covarde, então é um fraco, de qualquer maneira, suicidas são a escoria da humanidade.

    ResponderExcluir
  23. "egoista é quem a chama de fraca sem fazer ideia do que ela passa internamente, é quem mantem um parente acamado, em coma por medo de perde-lo."
    Falou tudo. Concordo plenamente.

    Kentaro, escória da humanidade, são pessoas como você, seu grande estúpido. Sua burrice e ignorância são tão grandes que chega a dar pena. Devo dizer que seu comentário e sua opinião foram tão imbecis, mas tanto, que eu estava lendo e quando terminei só o que fiz foi dar uma risada e sentir dó. Deve ser difícil ter um cérebro e não saber usá-lo.
    Conhece aquela frase "Se não tem nada de bom pra dizer, fique calado."? Bom, pense a respeito e prove que tem um cérebro... Que funciona.
    Por que você não nos faz o enorme favor de se matar? Na boa, só outro conselho amigável buscando o bem para todos.
    Melhor ainda, aparece na minha frente e diga uma coisa dessas que eu mesmo faço o serviço. A pauladas.

    ResponderExcluir
  24. com ctza um ato d coragem...
    so a pessoa sabe o q se passa na propria mente, e se tomou essa decisão, só cabe a nós respeitarmos...
    mto piegas esse discursinho q devemos encarar os problemas, bla bla bla..... n tem como medir o grau d infelicidade d cada um.
    concordo q nao e uma coragem "virtuosa", pois não poupa o sofrimento das pessoas próximas.

    ResponderExcluir
  25. cada um é senhor da sua existência.
    acredito q cada ser humano tenha direito de decidir sobre a própria vida, assim como tem o direito de buscar a deus. a escolha deve ser respeitada. mta gente fez coisa mto pior do q suicidio, e depois se escondeu atras d deus, como se nada tivesse acontecido...
    não somos ninguem para julgar uma coisa dessas... só passando por isso p saber

    ResponderExcluir
  26. meu DEUS, quando é que as pessoas vão perceber que se tem um deus pra seguir, e ele te corresponde, e vc é feliz.... ótimo, meus parabens!!
    mas isso não vale para as outras pessoas?
    mta soberba alguem achar que uma pessoa que sofre a ponto de se matar o faz por não conhecer a SEU deus...
    tenhamos a humildade de aceitar que existem coisas além do que compriendemos sobre nossos próprios deuses. Se Jesus ama, vai continuar amando mesmo depois do suicídio, e talvez até receba o suicida com um caloroso abraço.

    ResponderExcluir
  27. Engraçado e pessoas viverem com seu livrinho embaixo do braço e nunca pararem para ler.Anonimo de 6 de fevereiro 04:35,De acordo com seu livrinho com o suicidio você está condenado ao inferno eterno sem perdão...Como que um ser imaginario vai receber alguem com um abraço se nas ´´regras`` desse ser o contradiz.Realmente se alguem não passou pela situação evite comentar e falar besteira,so quem passa sabe.

    ResponderExcluir
  28. mto simples meu amigo.... citei jesus acima pelo que conheco sobre ele... alguem bondoso e misericordioso. Sou ateu seu babaca.
    citei isso justamente por não concordar que alguem tão bondoso assim possa condenar alguem ao inferno como mtas pessoas acreditam.
    não foi jesus que esreveu a bíblia meu velho... não estou apegado a nenhuma regra, apenas leio, reflito e tiro minhas proprias conclusões.

    ResponderExcluir
  29. tomara que todos os "psiquiatras" e "psicologos" de plantão nos coments acima fiquem com depressão e se matem!!

    ResponderExcluir
  30. júlio, me desculpe, não tinha entendido o q vc escreveu e ai te insultei pois achei q vc disse q eu era o cara q anda c o livrinho no suvaco..... viajei heheheh
    esse tipo de discussão, ainda mais com a galera falando tanta besteira, me deixa realmente puto. foi mal ai.
    depois que eu entendi eu concordei com vc. abraço

    ResponderExcluir
  31. Relax,to tambem ficando puto com o povo que fala de maiss e nunca nem sequer passou uma dificuldade extrema na vida a chegar esse ponto,cansei desses coments aqui valeu!

    ResponderExcluir
  32. Eh muito bom vc chegar e dizer que deus faz isso e aquilo na nossa vida, mais se vc se diz ler a biblia pra entender e tirar suas conclusões deveria pelo menos saber alguns dos mandamentos neah o primeiro pelo menos !
    "Amar a Deus sobre todas as coisas" acima do sofrimento e da dor, isso tudo que os ateus pesam eh ridiculo, eu só temo por vcs mais a frente...
    tudo bem vc dizer que n foi Jesus quem escreveu a biblia, mais infelizmente FÉ É UMA CAPACIDADES QUE POUCOS POSSUEM, e eu como possuo a minha credito sim que foi Jesus quem escreveu, se vc realmente foi inteligente como se diz, iria interpretar corretamente e iria ver que tudo que se passa no mundo está escrito na biblia, claro que com palavras diferentes, mais eh logico que deus nos deu o livre arbitrio e cabe a cada um pensar no que fazer sobre seguir ou não o chamado dele, e como o ser humano quer ser superior a ele se acha o tal, acaba se ferrando com essa porcaria de mundo que vivemos, mais antes que vc diga que eu devome matar por conta disso, eu te digo que a fé e a certeza que tenho que Deus existe eh beem maior do que o meu tédio de viver nesse mundo !
    Opinião dada ;)

    ResponderExcluir
  33. cara, não estou menosprezando a sua fé, vc acredita no que quiser e tem todo o direito. Não sou ninguem prara contestar a fé alheia. Mas o mundo não anda um caos pq existem ateus não amigo.... mto pelo contrário. Ser ateu não significa ser conivente com a maldade, com injustiça, ou qq coisa negativa.... apenas não acreditamos. Assim como simplesmente ter fé em deus sem ter atitudes dignas não faz desse mundo um lugar melhor. não estou dizendo que esse é seu caso. Mas não precisa temer por mim, estou bastante seguro quanto a minha espiritualidade... acredite, é preciso coragem p ser ateu.

    ResponderExcluir
  34. Rafael Tonelli, pra começo de conversa, meu pau tem mais inteligencia do que você terá em toda a sua vida. Quando você criticar alguma coisa, aponte os erros, apenas falar que o comentario é ruim, qualquer idiota pode faze-lo, e você demonstrou perfeitamente.

    Tentarei explicar para um ser com defict cerebral. Segue o exemplo:
    Fulano esta brincando de pique-pega, está se divertindo, correndo dos outros durante horas. Até que finalmente Fulano é pego, e é a sua vez de correr atras dos outros. Fulano desiste e sai da brincadeira...

    Todo mundo passa por problemas, ninguem vive feliz o tempo todo. Mas você não ve as pessoas se suicidando sempre que aparece uma dificuldade na vida.(apenas os seres imundos, que infectam o planeta, fico até feliz quando um desses se mata ^^)

    Essa besteira que você concordou no seu comentario, é pura merda. Apenas mostra que você faz parte da escoria da sociedade, seu lixo.

    Para dar conselhos, você tem que ter alguma moral, e sinceramente, você não tem nenhuma. E apareciria na sua frente tranquilamente, te daria um tapa na cara, e depois de te espancar, cuspiria em cima de você. Escoria tem que ser tratada assim

    ResponderExcluir
  35. Fico feliz com o debate gerado sobre o assunto aqui neste blog.

    Opiniões foram feitas para serem aprovadas, reprovadas e - acima de tudo - debatidas.

    Como falei, não sou nenhum especialista sobre o assunto. Apenas falei o que penso de acordo com a minha vivência.

    Especialista é o psiquiatra, psicologo e escritor, Augusto Cury, que fala tão bem sobre o assunto no livro "O VENDEDOR DE SONHOS".

    Sugiro leitura e sintam-se a vontade para concordar, ou não :)

    ResponderExcluir
  36. Discordo que suicídio seja simplesmente um ato de coragem ou covardia.Seria muito simplista se fosse apenas isso.
    Defendo o direito de alguém que não queira mais viver tirar a própria vida.Seja por qual motivo for.
    O que essa pessoa deve levar em conta é que o ato não afetará só a ele mesmo mas sim os que gostam dele.
    Eu por exemplo nunca faria isso por saber que magoaria e entristeceria pessoas que me amam.
    Mas isso sou eu,no meu mundo,com minhas dores totalmente suportáveis.
    Você tem que acreditar que existem dores que não são suportáveis.

    ResponderExcluir
  37. Ah sim,sei que esse é um blog pessoal.Da pessoa Filipe e não do Jornalista Filipe.
    Mas misturar religião em um texto sobre esse assunto é espinhoso.Ficou ruim cara.Me deu a impressão que vc.esta falando que as pessoas se suicidam porque não são religiosas o suficiente.Sei que não foi isso que vc.quis passar,mas é isso que as pessoas vão entender.

    No mais o texto esta muito bem escrito como sempre.

    ResponderExcluir
  38. Nem coragem ou covardia não sabemos o que está dentro da mente humana. Só ELE que tem a trajetória de nossas vidas sabe a forma como vamos partir da vida terrena. Creio que todos temos nossa hora determinada e a forma como irá acontecer , todas elas levantam questionamentos e causas. A morte é um enigma indecifrado nem a cética ciência conseguiu as respostas portanto não cabe a nós julgar o ato de um suicida e muito menos pre-julgar seus familiares pelo ato. A perda de alguém que amamos dói indiferente da causa morte. ELE sabe a verdadeira causa de tudo e não julga porque nós o fazemos?!

    ResponderExcluir
  39. Kentaro, shiu, velho. abre a mente, trabalhe o seu cérebro, abre a porta pro mundo real, pq me parece que vc ainda não teve experiências o suficiente pra opinar sobre esse assunto. vc parece um mongol mauricinho metido a inteligenstíssimo... me desculpe, mas é isso que vc ta parecendo chamando quem sofre de escória.

    abraço.

    ResponderExcluir
  40. Percebi que muitas pessoas interpretaram essa postagem como um julgamento para quem tira a própria vida, e que isso não aconteceria caso fosse religioso.

    Preciso pontuar duas questões para ser mais claro:

    1 - Não sou fanático religioso e nem julgo quem é agnóstico. A Religião apareceu neste texto como uma sugestão que pode AJUDAR QUEM DESISTIU DE VIVER.

    2 - A postagem não visa condenar o suicida, mas questionar este ato: é Coragem ou Covardia?

    Só pra deixar bem claro... fiquem a vontade para expressar suas opiniões contrárias ou não :)

    ResponderExcluir
  41. "tomara que todos os "psiquiatras" e "psicologos" de plantão nos coments acima fiquem com depressão e se matem!!"
    E falou o mestre dos magos... Fala como se conhecesse a area, ai senhor, só rindo pra ler umas cacas dessas. Opinião sensacional manolo, me emocionou tanto que vou ali cortar meus pulsos com papel chamex.

    ResponderExcluir
  42. Assunto espinhoso esse. Não me atrevo a julgar se suicídio é um ato de coragem ou covardia. Na verdade, penso que ele não pode ser classificado como nenhuma das duas alternativas. Elas são uma simplificação de algo bastante complexo. Para um maior entendimento da questão recomendo o livro "O Demônio do Meio Dia".
    De qualquer forma, concordo com você em muitos pontos Lipe e, acima de tudo, ressalto que é preciso estar atento quando um amigo sequer mencionar a possibilidade de cometer suicídio. Ao contrário do que versa o senso-comum, as pessoas que mais falam sobre o desejo de acabar com a própria vida são aquelas que têm maior inclinação para um dia tentar de fato o suicído.
    A frase de Augusto Cury encaixa-se muito bem para a maioria dos casos, mas não todos.
    Ótimo post.

    ResponderExcluir
  43. Parabéns por abordar um tema tão complexo de forma abrangente. Também acho que o suicidio não deve ser julgado por ninguém, mas cada um tem uma opinião sobre isso e você tornou pública a sua.


    É uma pena que apareceu religião no final, mas cada um com suas crenças e opiniões sobre um assunto. Eu concordo com a metade do que falasse aqui. Abraço

    ResponderExcluir
  44. Eu considero COVARDIA. Apenas deixo aqui minha opinião sobre um tema que considero muito corajoso... Parabens pelo post. bj.

    ResponderExcluir
  45. Suicídio não é covardia coisa nenhuma. Quem são vocês para julgar o sofrimento alheio ?
    Covardes são vcs que se acham donos da verdade.
    Covarde é aquele que julga sem ter noção dos fatos.

    ResponderExcluir
  46. Vc é um sociopata babaca. Vai estudar um pouco antes de vomitar essas besteiras nesse blog ridículo. É por causa de pessoas como vc, insensíveis e intolerantes, que acham que existe uma fórmula de como a vida deve ser vivida, que muitas pessoas cometem suicídio. Sentem-se devoradas por um sentimento de inadequação aos parâmetros de uma sociedade doente comandada por sociopatas. Fica aqui o meu protesto contra esses sociopatas homicidas.

    ResponderExcluir
  47. Entendo vc ,Lip ao falar da religião, pois em se tratando de um assunto como este temos de buscar sim meios de ajuda e a fe,em Deus em si proprio nos leva a repensar na nossa vida.Faz um ano que meu marido cometeu suicídio, e para mim esta sendo muito difícil lidar com esta dor.Por vezes j'a pensei em fazer a mesma besteira que ele,minha vida virou de cabeça para baixo.tenho uma família e amigos que me dam muita força dentro deste meio tempo ja passei por situação bem complicadas, pois passei por uma fase de auto destruição fazia coisas que em um estado emocional diferente nao me permitiria fazer tentei tirar minha vida. mas cheguei a entender que nao seria correto ou justo com os meus familiares com as pessoas que me amam pois compreendo que quando cometemos suicídio automaticamente cometemos também homicídios múltiplos matamos os que estao a nossa volta que nos amam,minha sogra morreu meses depois minha família ficou completamente desajustada e eu quase destrui a minha vida nao falo em relação a morte nao mas em fazer coisas que me deixaram marcas muito dolorosas hoje penso que nao quero que meus familiares sintam a dor que estou sentindo e vivo por eles tentando redescobrir a cada dia o sentido e o prazer em estar viva.de modo que o amor e a fe estao me mantendo firme ate agora. Bem,vivo tentando entender o que se passou na cabeça dele me condeno e me culpo por nao ter ajudado ele e sofro e sofro...
    Coragem?
    Covardia?
    Desespero!
    o desespero me fez trilhar este caminho,o fato de pensar que nao era mais digna de viver por nao ter identificado e ajudado alguém que eu amava e que me amava também, o desespero da culpa do medo,da dor,da solidão, pois nada importa e nada completa pois a unica coisas que voce quer ja se foi e nada que voce faça vai mudar o que esta feito.
    Nada e tao simples assim,entender compreender o outro definir e julgar,So sabemos a intensidade e tamanho da dor quando sentimos,quando passamos por ela.

    ResponderExcluir
  48. é fácil falar e escrever, mas ninguém nunca vai entender o que se passava na vida daquela pessoa, q gosto amargo de decepção fez fazer isso. Cuidado! o amanhã td pode acontecer são só 3 segundos. Busque forças em algo e se abra com alguém tudo coloque pra fora e aceite os erros e não olhe pra trás. Algo bem maior vai te querer sempre aqui com a gente. Deus vai nos guiar sempre!

    ResponderExcluir
  49. Ola gostaria de falar de um amigo, um vizinho que tenho perto de minha casa, pois este homem mudou meu modo vida e de ver as pessoas, tem 5 filhos menores de 12 anos e pedreiro, e não tem trabalho fixo sua esposa tem um problema tireóide e tem mais 130 kg, Ele tem câncer na face que destruiu 70% de rosto, este homem nunca abriu a boca para murmurar ou reclamar, sempre trabalhando dividido em meios seus tratamentos e o trabalho da igreja levando pessoas acreditar que há algo maior em Jesus Cristo, independente de sua condição física, e comovente ver a vontade deste meu vizinho de viver, por onde ele passa ele deixa esperança em uma vida alem desta que vivemos, foi que motivou a fazer um trabalho voluntário com alcoólatras e viciados, quando estou desanimado penso no meu vizinho logo vejo que meus problemas são tão pequenos, há esperança eu creio que Jesus pode transformar depressão, angústia, sofrimento em vida, que homem de Deus!
    Perdoe-me se tiver escrito algo que feriu alguém, pois de minha boca escolhi abençoar e a credito que pessoas que pensa em suicídio precisam urgente de uma pessoa amigas de verdade, não o julgue ele precisa de esperança, e preencher o vazio que tem, e não vi melhor consolador que Deus.
    Desculpa a ortografia.

    ResponderExcluir
  50. CORVARDIA!!!! SOU UMA INÚTIL E COVERDE...

    SOU UMA INÚTIL DE (26 ANOS) DEPREZADA PELA FAMILIA, TRAIDA PELAS AMIGAS.SOU UMA DEPRIMIDA...UM PESO NA VIDA DE TODOS..NÃO IREI FAZER FALTA ALGUMA..SERÁ UM ALIVIOU PARA TODOS...CANSEI DE TUDO E DE TODOS...FIZ UMA CARTA DE DESPEDIDA..SÓ ESTOU ESPERANDO, PASSAR O NIVER. DE UMA PESSOA MUITO "ESPECIAL"PRA MIM...


    "SER UM PESO NA,VIDA DAS PESSOAS!? SUFOCA O CORAÇÃO. MACHUCA A ALMA. SE SENTIR INÚTIL!? NÃO TER MAIS RAZÃO PARA LUTAR!? O QUE RESTA!?SÓ TRISTEZA E MAIS NADA...FAÇIO É JULGAR. DIFIÇIO É COMPREENDER, UM

    ResponderExcluir
  51. Ja pensei em suicidio, até ja tentei, mas o que eu tenho pra dizer, é que não importa o que os outros dizem, a questão é quem não esta passando por isso, como pode julgar, CORAGEM OU COVARDIA! Acho que quando a pessoa tenta se suicidar e uma suplica para que a dor passe, mas ele quer viver como esta escrito no Blog: "Quando uma pessoa pensa em suicídio, ela quer matar a dor, mas nunca a vida". Então para a pessoa que quer se suicidar eu acho muita coragem por que a pessoa, deixa de viver, deixa seus familiares, amigos e outros chorando e sem saber se do outro lado vai esperar outra COISA ou é só nada! De um lado covarde por não enfrentar o que esta passando, o que eu acho uma COVARDIA e a outra que passa por cima disso a coragem de ir embora, de fazer os outros chorarem! Eu quero mostrar para cada pessoa que se ela tem CORAGEM pra tentar sucidar ou só pensar, porque não vai ter para continuar a vida! Eu busquei apoio em Deus, mesmo que ele não exista eu acredito e estou indo na Igreja! Se apegue em algo e tente viver vai ser melhor pra ti e pra todos!

    ResponderExcluir
  52. Quer se suicidar e não tem coragem??? Então veja esta BANDA BRITTANICA "Cruzes"!!!
    www.bandabrittanica.com

    ResponderExcluir
  53. EU SOU UMA SUICIDA TODOS OS DIAS QUANDO COMEÇO A RECLAMAR DE COISAS TÃO BANAIS E NÃO PARO PARA REFLETIR Q NÃO ESTOU DOENTE Q TENHO UMA FAMILIA MARAVILHOSA,ISSO É SE MATAR AOS POUCOS.

    ResponderExcluir
  54. INFELIZMENTE EU TENHO VONTADE DE DAR CABO NA MINHA VIDA E ISSO DESDE CRIANÇA,FUI ABUSADA POR MEU PADRESTO JA FALECIDO,PASSEI FOME DE ROER O ESTOMAGO,PERDI 2 BEBES AGORA COM 35 ANOS ESTOU FARTA DE TUDO MINHA VONTADE É DE ME JOGAR NO MAR E UM DIA EU ACABO POR FAZER ISSO NÃO É COVARDIA É FUGA...

    ResponderExcluir
  55. suícidio nao é um ato de coragem,e menos ainda de covardia , é uma decisao que a pessoa toma diante de varios problemas julgados por elas como sendo sem solucao.E algo que vem do subconsciente , e as vezes ela nem se da por conta da realidade , ou melhor nao sabe exatamente o que esta fazendo ,apenas em um momento de desespero a unica coisa que lhe vem a mente e tirar a sua propria vida como se esta fosse a unica maneira de aliviar a dor que sentem ,portanto se suicidar nao tem nada a ver com coragem, e nem é uma covardia pois isto é um ato tomado pelas pessoas perdidas na vida...

    ResponderExcluir
  56. Sinto muita decepção quando vejo esse tipo de abordagem a cerca do suicidio, alguns argumentos sempre se destacam, o ¨covarde¨ e a ¨religião¨, pois bem, vou iniciar pelo segundo, a crença religiosa e a busca por Deus está intrinseca no ser humano, eu mesmo sou religioso mas em tempos de depressão por vezes perco minha fé, porém acho injusto quem venha passar na minha cara que é porque não me entrego verdadeiramente a Deus ou que minha fé não têm valor, seja no cristianismo, espiritismo, budismo...etc....o principio básico da fé e da religião é acreditar na bondade e na compreensão para com o semelhante, Jesus pregava a humildade e quando sofrendo crucificado na cruz, perdoou um ladrão que lhe pedia misericórdia.Agora o que vejo na maioria das vezes aqui são pessoas que tomam para sí a propriedade da Fé, sejam por que vivem bons momentos ou porque conhecem a religião ou frequentam assiduamente as missas, nesse momento, estas se acham capazes de detectar quem tem ou não Fé, quem acredita ou não em Deus, quem merece ou não ir para o céu. Se acham capazes e grandiosos ao ponto de medir o sofrimento do próximo e os chamarem de covardes, será que esses ¨juízes¨ se importaram mesmo com essa vida que se foi ?, será que pelo menos por 3 segundos refletiram sobre o tipo de dor, sofrimento leva alguém a desistir de viver ?, será que os seres humanos se solidarizam pelo menos ao ponto de abrir os olhos para a quantidade de mazelas que o homem cria neste mundo?, jovens morrem de anorexia porque a exigência de um corpo belo se torna a exigência da felicidade, as drogas devastam vidas de famílias e esses proprietários da fé julgam um ser humano complexo em 1 minuto. Todos nós vivemos várias vidas dentro de uma vida....a infância...adolescencia....juventude...fase adulta......alguns têm pais, outros monstros, alguns têm dinheiro mas não tem amigos e bondade, outros não tem tanto dinheiro mas possuem anjos á sua volta. Não podemos querer sentar numa cadeira de ouro e apontar o dedo só porque nos achamos inteligentes, cultos, religiosos........Ao invés de julgarmos, estendamos à mão. Se não conhecemos, vamos optar pelo silêncio, que é bem mais respeitoso.Termino com uma frase de Renato Russo....¨digam o que disserem, o mal do século é a Solidão.¨.

    ResponderExcluir
  57. É fácil dizer vai procurar ajuda...mais quem está disposto a ajudar???
    Muitas vezes as pessoas da própria família empurra pro buraco...infelizmente família não escolhemos...temos e pronto!!! Covardia é o que fazem com pessoas que precisam de ajuda, fingem que ajudam mais na verdade é pura camuflagem. Só por dizer mesmo, e pior que hoje rola muito interesse, não existe mais o amor ao próximo é muita sacanagem isso...ODEIO ESSE MUNDO!!!

    ResponderExcluir
  58. É fácil dizer vai procurar ajuda...mais quem está disposto a ajudar???
    Muitas vezes as pessoas da própria família empurra pro buraco...infelizmente família não escolhemos...temos e pronto!!! Covardia é o que fazem com pessoas que precisam de ajuda, fingem que ajudam mais na verdade é pura camuflagem. Só por dizer mesmo, e pior que hoje rola muito interesse, não existe mais o amor ao próximo é muita sacanagem isso...ODEIO ESSE MUNDO!!!

    ResponderExcluir
  59. Eu e meu amigo menino foi separado por um longo período, me deparei com lançador de magias diferentes e todos eles eram incapazes de trazer o meu amante de volta. Eu estava tão triste e quase deu em cima dele quando eu conheci um Profeta através de seu website www.prophetofgoddess.com real e ele me ajudou a conseguir meu amante de volta. Desde então eu tenho sido tão feliz e não podia acreditar que isso iria acontecer. Ele também me ajudou com um feitiço sucesso, fui vivendo feliz com meu amante e agora nós vai se casar em breve. Aqui é o seu e-mail se você precisar de sua ajuda, spells@prophetofgoddess.com.

    ResponderExcluir
  60. Dizer que suicídio é covardia é no mínimo um ato de desumanidade. Só quem já passou por emergências psiquiátricas pode compreender a dimensão do sofrimento psicológico.

    ResponderExcluir
  61. Estou JOAN LATIFER pelo nome, fui rejeitado pelo meu marido depois de três anos de casamento só porque outra mulher tinha um feitiço sobre ele e ele me eo garoto deixou a sofrer. um dia, quando eu estava lendo através da web, eu vi um post sobre a forma como este lançador de magias neste endereço de email (agbazara@gmail.com), ajudou a mulher a voltar o marido e eu dei-lhe uma resposta para o endereço dele e ele me disse que uma mulher tinha um feitiço sobre o meu marido e ele me disse que ele vai me ajudar e depois de 3 dias que eu vou ter o meu marido de volta. Eu acreditei nele e hoje estou com o meu marido e eu quero que todos vocês sabem que este lançador de magias tem o poder de trazer os amantes de volta, porque eu sou agora feliz com meu marido. Graças ao Dr.Agbazara, seus contatos são:

    agbazara@gmail.com

    ResponderExcluir
  62. Respeitando sua opinião,mas acho que temos o direito de livre arbitrio,ninguem aqui pediu para nascer,e acho que voce focou seu tema,na parte final muito na fé.
    Eu vou cometer esse ato,assim que criar a devida coragem,pois sou covarde ainda para tal ato,pois motivos não me faltam,e respeitando os acamados que voce citou,ninguem de nós tem culpa,não somos menos corajosos por tirar nossa vida.

    ResponderExcluir
  63. Meu nome elena da sliva eu quero dar graças e eu vou sempre dar graças a Dr Dagama que trouxeram de volta o meu amor que me deixou por 6 anos dentro de 48 horas, eu já disse sobre este na semana passada, mas eu prometi para sempre informar as pessoas sobre este fim a cada semana, para que aqueles que não leram sobre isso último vai ler sobre isso esta semana, i foram à procura de como obter esse menino de volta para minha vida, porque eu amo esse menino com todo o meu coração, eu não podia substituí-lo por qualquer corpo, um dia eu estava assistindo a minha televisão quando vi uma senhora dando graças a Dr Dagama e dizer ao mundo como ele a ajudou a que eu estava tão chocada que eu não podia acreditar, porque eu nunca ensinou que existem poderes que pode trazer o amor de volta perdido, então foi assim que eu decidi entrar em contato com ele também, porque eu realmente preciso do meu amor de volta, quando entrei em contato com ele eu disse-lhe tudo e ele me disse para não se preocupar que o meu amor vai certamente estar de volta aos meus braços dentro 48 horas a primeira eu não podia acreditar, porque eu estava pensando como poderia alguém que tenha ido para seis anos voltar dentro de 48 horas, por isso, então eu decidi assistir e ver, inacreditável dentro das próximas 48 horas, recebi um telefonema de número desconhecido, então eu decidi pegar a chamada a próxima coisa que eu ouvia era meu amores voz que ele estava implorando e suplicando-me ao telefone que eu deveria perdoá-lo que eu deveria esquecer tudo que aconteceu que não sei o que aconteceu, ele não prometeu para deixar, por qualquer motivo, que ele era realmente sinto muito pelo que ele fez, eu estava tão surpreso, porque eu nunca acreditei que isso pudesse acontecer, de modo que era como eu aceito seu pedido de desculpas e, na manhã seguinte, ele veio à minha casa e ainda pedindo me a perdoá-lo eu disse-lhe que está tudo bem que eu o perdoei, foi assim que começou de novo e agora estamos casados, eu prometi a dizer este testemunho na estação de rádio, comentando este testemunho ainda é normal, mas antes deste mês é executado fora eu prometo dizer isso em estação de rádio e eu vou, senhor muito obrigado much.World por favor estou te implorando as pessoas a experimentar e agradecer a este homem para mim, ou se você precisar de sua ajuda aqui é o seu endereço de e-mail: drdagamalovespelltemple@gmail.com

    ResponderExcluir
  64. Grande graças a dr ojas para trazer meu ex de volta e também por me abençoar com um filho, a maioria dos agradecimentos especialmente grandes para fazer com que os 20 milhões de dólares contrato possível para mim, você pode contatá-lo como templeofanswer@outlook.com se precisar de ajuda ou chamá-lo +2348148648318, muito obrigado senhor pelo que fez por mim e minha família, não pára de dizer o mundo até eu morrer.

    ResponderExcluir
  65. ¡Qué hermoso y maravilloso testimonio. En algún momento las cosas que no crees sólo pueden suceder. Mi nombre es Helen PAUL. Tengo 25 años me casé a la edad de 24 que tengo un solo hijo y yo estaba viviendo felizmente. Después de un año de mi matrimonio mi marido se convirtió en el comportamiento tan extraño y yo no entiendo muy bien lo que estaba pasando, empacó fuera de la casa con otra mujer lo amo tanto que yo nunca sueño de de perderlo, lo intento mi posible mejor para asegurarse de que mi marido volver a mí, pero todo fue en vano lloro y lloro en busca de ayuda. Lo hablé con mi mejor amiga y ella prometo que me ayude, me dijo de un hombre llamado Dr, WAKA, él es un gran hombre y un hombre de verdad que se puede confiar y no hay nada en relación con cuestiones de amor que no puede hacer es decir Por eso lo llaman Dr, WAKA me puse en contacto su dirección de correo electrónico. Y yo le dije todo lo que suceda todo lo que él me dijo que no me preocupara que todos mis problemas serán solucionados inmediatamente. Él me dijo qué hacer para conseguir mi marido de vuelta y me hizo, dijo después de una hora mi marido vendrá de nuevo a mí y empezar a mendigar, lo que realmente sucedió, estaba muy sorprendido y muy, muy feliz ahora nuestra relación era muy estrecho y ambos vivimos felices de nuevo. Así que mi consejo para ti ahora es ponerse en contacto con esta misma dirección de correo electrónico es drwakaspellsolution@gmail.com

    ResponderExcluir
  66. que já está a ler este testemunho hoje deve por favor comemorar comigo
    e minha família, porque tudo começou como uma brincadeira para algumas pessoas e outros
    disse que era impossível. meu nome é Michael eu vivo em Chicago eu sou feliz
    casado e com dois filhos e uma esposa adorável algo terrível acontecer com a minha
    família ao longo da linha, eu perdi meu emprego e minha esposa embalado fora da minha casa
    porque eu era incapaz de cuidar dela e os meus filhos naquele especial
    tempo. i gerenciar todos através de cinco anos, nenhum esposa para me apoiar para cuidar
    dos filhos e não vir um dia fiel que eu nunca vou esquecer na
    minha vida que eu conheci um velho amigo que eu explicar todas as minhas dificuldades, e ele
    me levou a um lançador de magias e e o nome do templo é chamado, DR
    KPOLI, eu era garantir que tudo vai ficar bem e minha esposa virá
    apoiar-me depois a maravilhosa obra de DR KPOLI, minha esposa
    voltou para mim e hoje eu sou um dos homens mais ricos do meu país. eu
    aconselhá-lo se você tiver qualquer problema e-mail dele com este e-mail:
    drkpoligreattemple1@gmail.com e você terá o melhor resultado. tomar
    coisas para concedido e será tirar de você. desejo a todos o melhor.
    Contato :( drkpoligreattemple1@gmail.com)

    ResponderExcluir
  67. Hola a todos aquí, un buen lanzador de hechizos que ayudan me trajo de vuelta a mi marido está aquí para su notificación !!! Mi nombre es Sra Jessica Butler, soy de Reino Unido, mi marido se fue de casa hace 3 años y medio a Dubai para unas vacaciones, que se refería a una joven allí y él estaba encantado con esta señora todo porque era rico, mi marido se niega a venir de vuelta a casa de nuevo con los 2 niños que dejó atrás yo lloré todo el día en busca de ayuda. Estaba leyendo una revista cuando me tropiezo con una página titulada Dr, WAKA el lanzador de hechizos. Me contacté con él para ayudarme a volver a mi marido para mí y no me pidas que te preocupes por eso que sus dioses lucharán por mí .. me dijo a mediados de la noche, cuando todos los espíritus es despierto él lanzar el hechizo para reunir mi marido y yo juntos y él lo hizo, en menos de 24 horas que yo uso se puede contactar al Dr, WAKA mi marido volvió a mí y comenzó a derramar lágrimas de reunir para que le perdone, yo, m muy feliz por lo que este gran lanzador de hechizos hizo por mí y mi marido. También puede contar con el Dr, WAKA sobre cualquier problema u puede pensar en como: Ganar la lotería de visados ​​a cualquier país Perder el hechizo de peso ayuda a obtener hechizo embarazada Consiga su estafa de vuelta dentro de 24 horas ayudarle a promover en su oficina salvar de VIH-SIDA y el cáncer te hace Ayuda ricos y famosos de todo el mundo gana Cualquier caso de la Corte ¿Desea convertirse en una sirena? Se recupera de la mortal virus del Ébola Obtener seis paquetes incluso ganar una elección hechizo en cualquier tipo de situación difícil que se pueda imaginar se puede resolverlo porque muchas personas tienen testigos de sus maravillas. Él es muy agradable y grande, contacta con él en cualquier lugar del globo en drwakaspellsolution@gmail.com• Él es el mejor lanzador de hechizos en todo el mundo.

    ResponderExcluir
  68. Não cabe a nós,questionarmos se covardia ou não.
    Cabe a pessoa que sofre o transtorno,procurar ajuda,
    seja de amigos,parentes e principalmente,de especialistas.

    ResponderExcluir
  69. Meu nome é Jessica Estados Unidos. Eu desejo
    compartilhar meu testemunho com o público em geral sobre
    Um grande lançador de magias chamada (DR KAKUTA) tem feito por mim, este templo
    ter só trouxe de volta o meu ex perdida
    amante para mim com a sua grande obra mágica, eu estava namorando esse homem chamado
    Steven estávamos juntos por um longo
    tempo e nós amamos, mas da nossa auto quando eu era incapaz
    para dar-lhe um filho homem para 5 anos, ele deixou-me e disse-
    me que ele não pode continuar mais, então eu estava agora
    procurando maneiras de obter-lo de volta e também de engravidar, até que um amigo
    meu contou-me sobre este templo, e deu-me o seu e-mail de contato,
    então você não vai acreditar nisso quando eu contactado-los em meus problemas eles
    preparou os itens e lançar o feitiço para mim e para trazer o meu marido perdido
    para trás, e depois de um mês eu perdi meu fluxo mensal e ir para um teste e
    o resultado indicou que eu estava grávida, estou feliz hoje sou uma mãe de
    um conjunto de gêmeos um menino e uma menina, eu agradeço o templo mais uma vez para
    o que eles fizeram para mim, se você está lá fora passar por qualquer
    desta problemas que você pode entrar em contato com este grande Dr para a ajuda listados abaixo:

    Contactá-los ... kakutaspellz@gmail.com

    (1) Se você quer que seu ex-costas
    (2) se você sempre tem pesadelos.
    (3) Você quer ser promovido em seu escritório.
    (4) Você quer mulheres / homens a correr atrás de você.
    (5) Se você quiser uma criança.
    (6) Você quer ser rico.
    (7) Você quer amarrar o seu marido / esposa para ser
    seu para sempre.
    (8) Se você precisar de ajuda financeira.
    (9) Cuidados Herbal
    (10) Se você não pode ser capaz de satisfazer a sua esposa
    desejo sexual devido ou
    ação baixa err.
    (11) se sua menstruação se recusam a vir
    o dia em que suponho ou sobre os fluxos.
    (12) se o seu trabalho se recusar a pagá-lo, pessoas
    devido você ?.
    (13) resolver uma questão da terra e recuperá-lo.
    (14) Será que sua família Denny lo de sua
    certo?
    (15) Deixe que as pessoas obedecem as minhas palavras e fazer o meu
    desejo
    (16) Você tem uma baixa contagem de esperma?
    (17) Caso resolver
    (18) Você precisa de ajuda para ganhar na loteria? E.T.C

    Contacte-los em seu e-mail no

    kakutaspellz@gmail.com

    E se todos os seus problemas resolvidos

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  70. Meu nome é Pamela Durell, eu nunca pensei que eu vou sorrir de novo, meu marido me deixou com duas crianças por outra mulher, todo o esforço para trazê-lo de volta falhou eu pensei que eu não vou vê-lo novamente, não até que eu conheci uma senhora chamada Emilly que me contou sobre um lançador de magias chamado Dr.OMOFUMA email omofumaspiritualtemple@gmail.com, Ela me deu seu endereço de email e número de celular e entrei em contato com ele e ele me garantiu que dentro de 48 horas o meu marido vai voltar para mim, Em menos de 48 horas meu marido voltou e começou a implorar por perdão dizendo que é o trabalho dos diabos, então eu ainda estou surpresa até agora sobre esse milagre, se você precisar de alguma ajuda
    dele você pode contatá-lo através de: email omofumaspiritualtemple@gmail.com. Caro Dr. meu Deus irá abençoá-lo para o bom trabalho que tem vindo a fazer na vida de muitas pessoas, eu nunca vou esquecer você.

    (1) Se você quer que seu ex-costas.
    (2) se você sempre tem pesadelos.
    (3) Você quer ser promovido em seu escritório.
    (4) Você quer mulheres / homens a correr atrás de você.
    (5) Se você quiser uma criança.
    (6) CASE TRIBUNAL E SEGURANÇA DO TRABALHO Magias:
    (7) Você quer que seu marido / esposa para ser
    para sempre teu.
    (8) Se você precisar de ajuda financeira.
    (9) Você foi enganado e que você deseja recuperar você perdeu dinheiro de volta.
    (10) você precisa de um feitiço para parar o divórcio?
    (11) você esteve doente ou dis-capazes e você precisa de cura?
    (12) Hsv cura
    entre em contato com seu e-mail agora ....


    Email: omofumaspiritualtemple@gmail.com
    ESTE HOMEM É GRANDE agradecimentos para o que você tem feito por me.i CONTINUARÁ tosquiar este testemunho AO PÚBLICO NA INTERNET.

    ResponderExcluir
  71. Meu nome é Pamela Durell, eu nunca pensei que eu vou sorrir de novo, meu marido me deixou com duas crianças por outra mulher, todo o esforço para trazê-lo de volta falhou eu pensei que eu não vou vê-lo novamente, não até que eu conheci uma senhora chamada Emilly que me contou sobre um lançador de magias chamado Dr.OMOFUMA email omofumaspiritualtemple@gmail.com, Ela me deu seu endereço de email e número de celular e entrei em contato com ele e ele me garantiu que dentro de 48 horas o meu marido vai voltar para mim, Em menos de 48 horas meu marido voltou e começou a implorar por perdão dizendo que é o trabalho dos diabos, então eu ainda estou surpresa até agora sobre esse milagre, se você precisar de alguma ajuda
    dele você pode contatá-lo através de: email omofumaspiritualtemple@gmail.com. Caro Dr. meu Deus irá abençoá-lo para o bom trabalho que tem vindo a fazer na vida de muitas pessoas, eu nunca vou esquecer você.

    (1) Se você quer que seu ex-costas.
    (2) se você sempre tem pesadelos.
    (3) Você quer ser promovido em seu escritório.
    (4) Você quer mulheres / homens a correr atrás de você.
    (5) Se você quiser uma criança.
    (6) CASE TRIBUNAL E SEGURANÇA DO TRABALHO Magias:
    (7) Você quer que seu marido / esposa para ser
    para sempre teu.
    (8) Se você precisar de ajuda financeira.
    (9) Você foi enganado e que você deseja recuperar você perdeu dinheiro de volta.
    (10) você precisa de um feitiço para parar o divórcio?
    (11) você esteve doente ou dis-capazes e você precisa de cura?
    (12) Hsv cura
    entre em contato com seu e-mail agora ....


    Email: omofumaspiritualtemple@gmail.com
    ESTE HOMEM É GRANDE agradecimentos para o que você tem feito por me.i CONTINUARÁ tosquiar este testemunho AO PÚBLICO NA INTERNET.

    ResponderExcluir
  72. Meu nome é Margaret Fredrick e baseio no Texas EUA. "Minha vida está de volta !!!
    Após 1 ano de casamento quebrado, meu marido me deixou com duas crianças. Eu
    senti que a minha vida estava prestes a terminar i quase suicídio cometido, eu estava
    emocionalmente para baixo para um tempo muito longo. Graças a um grande lançador de magias
    chamado High Priest Dr oamen que i ment online. Em um dia fiel,
    como eu estava navegando através da internet, me deparei com um monte de
    testemunhos sobre este lançador de magias particular. Algumas pessoas testemunharam
    que ele trouxe sua amante Ex de volta, alguns testemunhou que ele restaura
    útero, câncer de cura, e outro doença, alguns testemunhou que ele pode lançar
    um feitiço para parar de divórcio e assim por diante. i também se deparar com um particular
    testemunho, era sobre uma mulher chamada Maria, ela testemunhou sobre como
    ele trouxe de volta seu amante Ex em menos de 7 dias, e no final do
    seu depoimento ela caiu endereço de e-mail do Sumo Sacerdote Dr oamen.
    Depois de ler tudo isso, eu decidi dar-lhe uma tentativa. Entrei em contato com ele
    via e-mail (droamenspellcaster15@outlook.com) e explicou o meu problema
    a ele. Em apenas três dias, meu marido voltou para mim. Resolvemos nosso
    questões, e estamos ainda mais felizes do que antes. High Priest Dr é oamen
    realmente um homem talentoso e eu não vou parar de publicar ele, porque ele é um
    homem maravilhoso ... Se você tem qualquer problema aqui é o seu endereço de e-mail para
    alcançá-lo. droamenspellcaster15@outlook.com você será feliz que você fez.

    ResponderExcluir
  73. Um poderoso feitiço
    CASTER OMS LIMPAR UMA MANEIRA MINHA TRISTEZA
    Incrível?? eu não sei como, graças Dr ALLI ABUMERE que fez um feitiço que
    fazer o meu marido voltar me.he me deixou para os últimos cinco anos, e
    durante os últimos cinco anos estive em dores, tristeza, amargura e
    wiping.until i ler uma revista sobre este homem chamado Dr. ALLI ABUMERE, que
    ajudar as pessoas a se unir seu relacionamento dentro de dois days.i nunca acreditam em
    feitiço ou magia, então eu decidi dar-lhe um try.i contactado him.He me disse
    que ele deve voltar para mim segundo a minha believe.he também me prometa
    que ele voltará para mim dentro de dois dias, eu ainda estava duvidando, se puder
    realmente fazer de acordo com o que ele diz, infelizmente, no terceiro dia ele chamar
    me no telefone dizendo que eu deveria esquecer e perdoar him.that ele é agora
    pronto para amar e cuidar de mim, no dia em diante ele, mas um carro para me dizer que ele
    é muito, muito, muito, muito, muito obrigado a Dr ALLI ABUMERE você me ajudar a trazer
    apoiar meu marido encantador, qualquer organismo agir sua, tendo problema semelhante, como
    este, pensando sobre o que fazer, enviar-lhe a (dr.abumere002@gmail.com) ele vai
    mas certamente um sorriso em seu face.not apenas que ele pode ajudá-

    1) Ter promoção em tudo o que fazemos
    2) Ganhar um bom dinheiro
    3) Sucesso nos negócios
    4) problemas espirituais
    5) processo judicial vitória
    6) Você quer ser promovido em seu escritório.
    (7) Você quer mulheres / homens a correr atrás de você.
    (8) Se você quiser uma criança.
    (9) Você quer ser rico.
    (10) Você quer amarrar o seu marido / esposa para ser
    para sempre teu.
    (11) Se você precisar de ajuda financeira.
    (12) Como você foi enganado e que você deseja recuperar você perdeu dinheiro.
    (13), se você quiser parar o seu divórcio.
    (14) se você quer se divorciar de seu marido.
    (15) se você quer que seus desejos a serem concedidos.
    MR liuz morel Habert
    Atenciosamente

    ResponderExcluir
  74. Olá amigos, um testemunho impressionante e surpreendente sobre um grande feitiço caster
    Eu realmente gosto de compartilhar. Meu nome é Goforth Joan dos Estados Unidos.
    Obtendo o meu marido de volta é o que eu menos esperava e nunca poderia imaginar. Eu
    e meu marido estão casados ​​há quatro anos e temos vivido
    felizmente, mas de repente ele mudou completamente e se afastou de mim
    e eu nunca sabia o que estava acontecendo, eu tentei perguntar, mas ele se recusou a
    me diga qual é o problema, e como o tempo passou Ele procurou por um divórcio. Eu
    Estava tão preocupada e confusa, e eu fiz o meu melhor possível para tirá-lo de volta
    mas foi tudo em vão e eu pensei que toda a esperança estava perdida, e durante a minha
    procurar uma saída, um amigo meu que teve problema semelhante me disse
    sobre um grande lançador de magias chamado Dr CHIKALA que a ajudou a resolver o seu
    problema. Eu nunca uso a acreditar em feitiços em toda a minha vida, porque
    Eu nunca pensei que vai funcionar, mas eu tentei dar a este homem uma chance e
    a minha maior surpresa, ele fez o seu trabalho e não deu um resultado positivo e
    eu era capaz de obter o meu marido de volta. Mesmo após o lançador de magias fez o seu
    trabalho, eu descobri que o meu marido caiu muito apaixonado por mim ao contrário
    antes. Este lançamento de feitiços não é lavagem cerebral, mas ele abriu os olhos ao
    ver o quanto eu amo e precisava dele, e agora eu sou uma mulher feliz de novo e fazer
    não sabe o que fazer para este grande feitiço caster e assim que eu estou usando esse
    oportunidade de dizer a qualquer um que tem problema semelhante ao visitá-lo em
    drchikala@gmail.com apenas dizer-lhe os seus problemas e Ele irá ajudá-lo
    porque Ele é tão real e poderoso. Mais uma vez obrigado Dr CHIKALA e pode
    seus deuses sempre recompensá-lo por suas boas ações.
    Você pode alcançá-Lo através de seu e-mail ou via drchikala@gmail.com Sua móvel
    número +2347050268544

    ResponderExcluir
  75. Eu sou o Dr. Abiku o poderoso lançador de magias que pode resolver o seu problema dentro de 72 horas ou o seu caso em maio acabou por ser. Estive em lançador por mais de 29 anos e meu trabalho falar muito para mim. pode contactar-me abaixo ou contacte-me através do meu e-mail privado para drabikuspellhome@gmail.com
    Você atravessa Essa situação ABAIXO:
    (1) Você gosta do seu ex?
    (2) Você sempre tem pesadelos?
    (3) querem ser promovidos em seu local de trabalho?
    (4) Você quer mulheres / homens correndo atrás de você?
    (5) Quer um filho seu?
    (6) Quer ser rico?
    (7) Você quer o seu marido / esposa para ser seu para sempre?
    (8) Precisa de ajuda financeira?
    (9) Quer recuperar o dinheiro perdido?
    (10) Você quer parar o seu divórcio?
    (11) Você quer um divórcio?
    (12) Você quer todos os seus desejos de ser dadas por alguém?
    (13) soletrar a gravidez conceber um bebê precisa?
    (14) Você está encontrando dificuldades para ganhar um caso em tribunal?
    (15) Você quer parar o seu casamento ou relacionamento ou quebrar.
    (16) Você quer se casar com seu parceiro o mais rápido possível?

    Mais uma vez, o meu endereço de e-mail é drabikuspellhome@gmail.com

    Imediatamente em contato comigo para resolver todos os seus problemas e situação dentro de 3 dias.
    DR. Abiku ...

    ResponderExcluir
  76. Meu nome é Pablo. Conheço Sandra por anos, finalmente chegamos juntos quando as coisas eram um pouco estranho para que se separou O que era em fevereiro de 2014. Em março de 2015 ela e eu recentemente voltamos juntos e estávamos juntos até Outubro de 2015, que ela disse a -me que ela não estava interessado em relacionamento novamente durante esse tempo eu mudei completamente, eu não estava comendo, eu estava dormindo muito, eu não estava falando com ninguém, eu estava tão deprimido e estressado que eu estou com medo que eu sou vai acabar até que um dia eu pesquisa on-line sobre como obter dicas de amor Porque eu amo e me importo com ela profundamente e eu só quero que fiquemos juntos como um casal novamente e eu quero que durar até no hospital por causa de todo o estresse e depressão goggle para sempre por isso eu recomendo Dr Ehi de {shomorikaspelltemple@yahoo.com} que eu vou resolver o meu problema de relacionamento, em seguida, um Ehi Dr me disse que meu amante vai voltar para mim depois de 48 horas Entre I feitiço sobre ela eu nunca acreditarei nisso até que meu amante chamou-me ao telefone e ela quer que a gente disse-me para voltar e viver felizes juntos novamente para sempre, estou tão feliz agora que o Dr. Ehi me ajudar a trazer Lucas volta para mim. Muito obrigado Dr. Ehi você pode entrar em contato com ele em seu e-mail para (shomorikaspelltemple@yahoo.com) ou ligue para ele neste número 2349038669448

    ResponderExcluir
  77. Mi Vida Es Hacia Atrás, estoy muy feliz de Compartir este testimonio de Como El Dr. Mamado Ayurveda, era Que fiable para recuperarse de la enfermedad de herpes, por lo Que Fue detectado positivo en el 23 de Agosto de 2013, y from then Una él Sido en Busca de Una Manera de TRATAR y curar la Enfermedad por Mí, Pero TODAS LAS Maneras que no activo probar La Solución, Hace Unas Semanas vi ONU testimonio de Como ALGUNAS personajes Electronico about Dr. Mamado Ayurveda, era que fiable para curarlos de la enfermedad de herpes, sin embargo, yo habia Oído Sobre el baño Los Medios de Comunicación EL, Cuando una joven sencilla Pasado dio su testimonio Sobre Este Mismo médico, Y Se Fue pecado Mensajes espero Dr. ETR, diciéndole todo mi colonia, ciudad me Dijo lo Que bajo continuo, Que iba a enviarme Esa parte Que Voy a Tomar y Despues de Que Tomé this porcion de la hierba me Envío, me Dijeron Que volver al hospital, para su verificación y Despues de Haber Hecho Lo Que ESTABA por venir y decirle al buen resultado m de la noticia, al Principio, Cuando vi El Mensaje Que yo ESTABA tan sorprendida y todavía no creia Que me SANARA, y amigo de mi historia VIH soja negativo Ahora, Despues de Muchos momentos de dolor, no soy lo, y mi disease desaparecido Haya , Gracias a Dios Que Conduce a Este hombre ... .you PUEDE Email el baño herbalhealingcentre403 @ gmail.
    {1} VIH / SIDA
    {2 CÁNCER
    {3} HERPES
    {4} DIABETES
    (5} HERPERTITIS B
    (6} HPV

    ResponderExcluir
  78. Mi Vida Es Hacia Atrás, estoy muy feliz de Compartir este testimonio de Como El Dr. Mamado Ayurveda, era Que fiable para recuperarse de la enfermedad de herpes, por lo Que Fue detectado positivo en el 23 de Agosto de 2013, y from then Una él Sido en Busca de Una Manera de TRATAR y curar la Enfermedad por Mí, Pero TODAS LAS Maneras que no activo probar La Solución, Hace Unas Semanas vi ONU testimonio de Como ALGUNAS personajes Electronico about Dr. Mamado Ayurveda, era que fiable para curarlos de la enfermedad de herpes, sin embargo, yo habia Oído Sobre el baño Los Medios de Comunicación EL, Cuando una joven sencilla Pasado dio su testimonio Sobre Este Mismo médico, Y Se Fue pecado Mensajes espero Dr. ETR, diciéndole todo mi colonia, ciudad me Dijo lo Que bajo continuo, Que iba a enviarme Esa parte Que Voy a Tomar y Despues de Que Tomé this porcion de la hierba me Envío, me Dijeron Que volver al hospital, para su verificación y Despues de Haber Hecho Lo Que ESTABA por venir y decirle al buen resultado m de la noticia, al Principio, Cuando vi El Mensaje Que yo ESTABA tan sorprendida y todavía no creia Que me SANARA, y amigo de mi historia VIH soja negativo Ahora, Despues de Muchos momentos de dolor, no soy lo, y mi disease desaparecido Haya , Gracias a Dios Que Conduce a Este hombre ... .you PUEDE Email el baño herbalhealingcentre403 @ gmail.
    {1} VIH / SIDA
    {2 CÁNCER
    {3} HERPES
    {4} DIABETES
    (5} HERPERTITIS B
    (6} HPV

    ResponderExcluir
  79. Eu li alguns depoimentos sobre um conjurador de feitiços e um nome de herbalista Dr. ROSE sobre como ela ajudou muitas pessoas a trazer de volta seus ex amantes dentro de 48 horas e curar as pessoas com sua medicina herbal. Sinceramente, eu estava apenas pensando se isso era real e se esta mulher poderia realmente ajudar a trazer de volta a minha esposa e filhos que eu amo tanto. Eu decidi contactá-la porque eu amo muito a minha família e temos estado separados por alguns meses, eu realmente senti tanto falta deles, tentei todos os outros meios para recuperá-los, mas não consegui. Eu entrei em contato com o Dr. ROSE e ela me disse que minha família vai voltar para mim nas próximas 48 horas, eu não estava surpreso porque eu vi um monte de depoimentos .. e depois de 48 horas minha família estava de volta para mim again.As Eu estou escrevendo este testemunho agora Eu sou o homem mais feliz na terra e eu e minha família estamos vivendo felizes e nosso amor é agora mais forte do que como era antes de nossa ruptura. Todos os agradecimentos vão ao Dr.ROSE para O trabalho excessivo que ela fez por mim, ajudando-me a voltar com minha família. Gostaria de deixar o Dr. ROSE mail address e espero que você veja este testemunho e entre em contato com ela se você tiver qualquer problema que você realmente quer resolver tão mal entrar em contato com ela via, (dralbert107@gmail.com) OU (dralbert107 @ yahoo. Com) agora espero que este infor ajuda

    ResponderExcluir
  80. Ik wil mijn getuigenis voor iedereen delen. Na vijf jaar in relatie met mijn vriendje, brak hij me op, ik deed alles aan om hem terug te brengen, maar alles was tevergeefs, ik wilde hem zo veel terug vanwege de Liefde ik heb voor hem, ik smeekte hem met alles, ik maakte beloftes maar hij weigerde. Ik legde mijn probleem aan iemand online en ze stelde voor dat ik liever contact opneem met een spellaster die mij zou kunnen helpen om hem terug te brengen, maar ik ben het type dat nooit geloofde, ik had geen andere keuze dan het te proberen. Mailde de speltoets, en hij vertelde me dat het niet goed was dat alles voor drie dagen goed gaat, dat mijn ex voor drie dagen terugkomt naar mij, hij stootte de verrassing en verrassend in de tweede dag, het was om 17.00 uur. Mijn ex belde me, ik was zo verbaasd, ik antwoordde de oproep en alles wat hij zei was dat hij zo sorry was voor alles dat er gebeurde, dat hij wilde dat ik naar hem terugkeerde, dat hij zo veel van me houdt. Ik was zo blij en ging naar hem, zo begonnen we weer gelukkig samen te leven. Sindsdien heb ik de belofte gedaan dat iemand die ik ken dat een relatie probleem heeft, zou ik helpen bij een dergelijke persoon door hem of haar te verwijzen naar de enige echte en krachtige spellaster die me met mijn eigen probleem heeft geholpen. Contacteer hem nu voor uw relatie of huwelijksproblemen of een ziekte via deze e-mail akhigbespellhome@gmail.com Hij gaat uw probleem oplossen omdat u vertrouwd bent of contact met hem hebt via zijn mobiele nummer +2349035428122 Wens u geluk als u contact opneemt met deze geweldige arts Via zijn email akhigbespellhome@gmail.com

    ResponderExcluir
  81. Meu ex-marido agora está de volta para mim novamente com a ajuda de um mágico conjuror; Nomeado Dr. AJAKAJA. Estou tão feliz hoje.

    Saudações de mim Amanda!
    Meu nome é Amanda Smith e eu quero compartilhar brevemente o meu testemunho de como este mágico conjurador chamado AJAKAJA médico me ajudou a trazer de volta meu ex-marido. Estou tão feliz hoje que meu marido que me deixou por muitos meses agora está de volta para mim novamente com a ajuda do Dr. AJAKAJA. Há cerca de um ano ele me deixou por outra mulher. Desde aquela época, eu cuidei do nosso filho sozinho. Para mim, não havia nada que eu fiz mal a ele que o fez tomar tal ação. Então ele estava sempre reclamando que estava cansado de mim. Estamos casados ​​há muitos anos, mas ainda me pergunto por que ele tomou tal ação. Eu Meu ex-marido agora está de volta para mim novamente com a ajuda de um mágico conjuror; Nomeado Dr. AJAKAJA. Estou tão feliz hoje.

    Saudações de mim Amanda!
    Meu nome é Amanda Smith e eu quero compartilhar brevemente o meu testemunho de como este mágico conjurador chamado AJAKAJA médico me ajudou a trazer de volta meu ex-marido. Estou tão feliz hoje que meu marido que me deixou por muitos meses agora está de volta para mim novamente com a ajuda do Dr. AJAKAJA. Há cerca de um ano ele me deixou por outra mulher. Desde aquela época, eu cuidei do nosso filho sozinho. Para mim, não havia nada que eu fiz mal a ele que o fez tomar tal ação. Então ele estava sempre reclamando que estava cansado de mim. Estamos casados ​​há muitos anos, mas ainda me pergunto por que ele tomou tal ação. Eu amo tanto meu marido e não quero perdê-lo com outra mulher. Então, desde que ele me deixou, eu estive procurando uma solução para trazê-lo de volta para mim novamente, mas eu não poderia multa qualquer. Para cortar a história curta Cerca de oito a nove meses depois, eu estava na internet, onde eu vi um incrível depoimento de uma senhora que realmente narrou como um mágico mágico; Dr. AJAKAJA ajudou a trazer de volta a sua ex-amante. Então, eu entrei em contato com o médico com a informação da senhora exibida na internet. Eu expliquei meus problemas a ele e ele prometeu me ajudar. Ele também me deu um teste para ter certeza de seu trabalho e ele me garantiu que meu marido vai voltar para mim em menos de sete dias, quando ele está acabado. Ele me disse algumas coisas certas que eu precisava fazer e eu fiz o mesmo. Quando o médico AJAKAJA completou com sucesso seu trabalho, Meu marido chegou em casa notanto meu marido e não quero perdê-lo com outra mulher. Então, desde que ele me deixou, eu estive procurando uma solução para trazê-lo de volta para mim novamente, mas eu não poderia multa qualquer. Para cortar a história curta Cerca de oito a nove meses depois, eu estava na internet, onde eu vi um incrível depoimento de uma senhora que realmente narrou como um mágico mágico; Dr. AJAKAJA ajudou a trazer de volta a sua ex-amante. Então, eu entrei em contato com o médico com a informação da senhora exibida na internet. Eu expliquei meus problemas a ele e ele prometeu me ajudar. Ele também me deu um teste para ter certeza de seu trabalho e ele me garantiu que meu marido vai voltar para mim em menos de sete dias, quando ele está acabado. Ele me disse algumas coisas certas que eu precisava fazer e eu fiz o mesmo. Quando o médico AJAKAJA completou com sucesso seu trabalho, Meu marido chegou em casa no quinto dia e pediu desculpas pela dor que ele me custou. Foi realmente uma grande surpresa para mim, porque eu nunca pensei que o trabalho que ele fez para mim poderia ser tão rápido. Com a ajuda deste médico, meu marido está finalmente e totalmente de volta para mim novamente. Na verdade, vou viver para lembrar este grande trabalho médico fez AJAKAJA para mim. Dr. AJAKAJA trouxe alegria, unidade e amor à minha família novamente. Você pode entrar em contato com seu médico hoje Ajakaja se você precisar de ajuda em qualquer área do seu casamento, saúde ou relacionamento. Também pode ser útil para você. Os detalhes de contato do Dr. AJAKAJA são os seguintes. EMAIL: Ajakajatemple1@gmail.com

    ResponderExcluir
  82. Quero compartilhar meu testemunho a todos. Depois de me relacionar com meu
    namorado por cinco anos, ele terminou comigo, fiz todo o possível para trazê-lo
    de volta, mas tudo foi em vão, eu queria muito ele por causa do amor que eu tenho para
    Ele, implorei-o com tudo, fiz promessas, mas recusou. Eu expliquei o meu
    problema para alguém on-line e ela sugeriu que eu preferisse entrar em contato com um feitiço
    Poder que poderia me ajudar a lançar um feitiço para trazê-lo de volta, mas eu sou o tipo que nunca acreditei no feitiço, eu não tive escolha além de tentar, eu enviei o lançador de feitiços e ele me disse que não havia problema de que tudo fosse Tudo bem, antes de três dias, que o meu ex
    Volte para mim, ele lançou o feitiço e, surpreendentemente, no segundo dia, era às 17h.
    Meu ex me chamou, fiquei tão surpreso, respondi o chamado e tudo o que ele disse foi que ele
    Sinto muito por tudo o que aconteceu, que ele queria que eu voltasse, que
    ele me ama tanto. Fiquei tão feliz e fui com ele, entre em contato com ele agora para o seu
    Problemas de relacionamento ou de casamento, aqui é o seu whatsapp e e-mail, você pode chegar ao Dr. Akhigbe

    Número do número de perguntas + 2349035428122
    Email akhigbespellhome@gmail.com

    ResponderExcluir
  83. Estou escrevendo este artigo para apreciar o bom trabalho do DR OGALA que me ajudou recentemente a trazer de volta minha esposa que me deixou por outro homem nos últimos 2 anos. Depois de ver um comentário de uma mulher na internet, testificando de como ela foi ajudada pelo DR OGALA. Eu também decidi contatá-lo para obter ajuda porque tudo o que eu queria era para mim obter minha esposa, felicidade e para garantir que meu filho crescesse com sua mãe. Estou feliz hoje que ele me ajudou e posso orgulhosamente dizer que minha esposa está agora comigo novamente e ela agora está apaixonada por mim como nunca antes. Você precisa de alguma ajuda em seu relacionamento, como recuperar o seu homem, esposa, namorado, namorada, ganhar loteria, cura herbal para doença ou promoção de emprego E.T.C. Os espectadores que lêem minha postagem que precisam da ajuda do DR OGALA devem entrar em contato com ele via e-mail: (ogalasolutiontemple@gmail. com). Você também pode chamá-lo em seu número de telefone: +2348110496023

    ResponderExcluir
  84. Meu nome é Adams Bella, eu vivo e trabalho em Oxfordshire, Reino Unido. Minha vida está de volta !!! Depois de 2 anos de Casamento quebrado, meu marido me deixou com dois filhos, senti vontade de acabar com tudo, quase cometi suicídio porque ele nos deixou sem nada, eu estava emocionalmente por baixo disso. Graças a um conjurador de feitiços chamado Dr.WAKA do elenco de feitiços Solution que conheci on-line. Em um dia fiel, enquanto eu estava navegando pela internet, encontrei vários depoimentos sobre esse rodízio de feitiços em particular. Algumas pessoas testemunharam que ele trouxe seu amante Ex de volta, alguns testemunharam que ele restaura o útero, cura câncer e outras doenças, alguns testemunharam que ele pode lançar um feitiço para parar o divórcio e também soletrar para conseguir um trabalho bem remunerado assim. Ele é incrível, eu também encontro um depoimento particular, era sobre uma mulher chamada Vera, ela testemunhou sobre como ele trouxe de volta o amante Ex em menos de 2 dias, e no final de seu depoimento ela deixou seu email. Depois de ler Tudo isso, eu decidi tentar. Entrei em contato com ele por e-mail e expliquei meu problema para ele. Em apenas 48 horas, meu marido voltou para mim. Resolvemos os nossos problemas, e estamos ainda mais felizes do que nunca. Dtust, você é um homem dotado e não vou parar de publicá-lo porque ele é um homem maravilhoso. Se você tiver um problema e você está procurando por um verdadeiro e genuíno conjurador de feitiços, Experimente-o a qualquer momento, ele é a resposta para seus problemas. Você pode contatá-lo em drwakaspellsolution@gmail.com. Ele é o melhor lançador que pode ajudá-lo com seus problemas.

    ResponderExcluir
  85. Saudações a todos, meu nome é Georgina e estou aqui para testemunhar
    da sinceridade e bondade do Dr. Uzoya. Um ótimo lançador de feitiços que ajudou
    eu para recuperar meu marido. Meu marido se apaixonou por uma colega
    em seu escritório e ele me deixou e as crianças para estar com a senhora. Tudo
    começou como uma piada, mas fiquei chocado e deprimido quando ele se mudou com o
    senhora. Eu chorei e procurei uma solução sobre como recuperá-lo, mas todos os meus
    os esforços foram infrutíferos. Eu conheci tantos falsos Dr online que não fizeram nada além de
    só fui embora com o meu dinheiro. Eu pensei em cometer suicídio até o meu
    marido irmã mais velha me apresentou ao Dr. Uzoya porque ela disse que não era
    comum e que o Dr. Uzoya a ajudou no passado. eu rapidamente
    Entrou em contato com o Dr. Uzoya em seu e-mail, druzoyaspiritualtemple@gmail.com. Eu
    narrou tudo para ele e ele consultou seus deuses em meu nome e disse
    me que a senhora usou um encanto no meu marido e que tudo o que meu marido
    estava fazendo não estava em seus sentidos certos. Eu fiz tudo o que o Dr me pediu
    e em 7 dias meu marido espancou a senhora e chegou em casa implorando por
    perdão. Eu o perdoei e vivemos felizes desde então
    graças ao Dr. Uzoya. Se você está tendo problemas com seu marido, esposa,
    namorado, namorada ou qualquer problema de saúde como HIV, DIABETES, ULCER,
    CANCER, STROKE, SICKLE CELL, entre em contato rapidamente com o Dr. uzoya em seu e-mail,
    druzoyaspiritualtemple@gmail.com. Dê-lhe uma chance e ele trará
    felicidade e sorria para o seu rosto novamente

    ResponderExcluir
  86. MG !! Este é certamente um testemunho chocante e genuíno. Visitei um fórum aqui na Internet em 17 de setembro de 2019 e vi um testemunho maravilhoso desse poderoso e excelente lançador de feitiços chamado Lord Noble no fórum. porque nunca ouvi nem aprendi nada sobre magia antes. Nenhuma alma teria sido capaz de me influenciar sobre feitiços mágicos, até que Lord Noble fizesse isso por mim e restaurou meu casamento de 6 anos de volta para mim e trouxe minha esposa. de volta para mim nas mesmas 48 horas, assim como li na internet. Fiquei verdadeiramente surpreso e chocado quando minha esposa se ajoelhou pedindo perdão e para aceitá-la de volta. Estou com poucas expressões e não sei quanto expressar minha gratidão a você, senhor Nobel, você é um Deus enviado a mim e a toda a minha família. Aqui está ..... O e-mail dele: lordnoblespellcaster @ gmail. com ou lordnoblespellcaster @ hotmail. com é o melhor lançador de feitiços online e seu resultado é 100% garantido.

    ResponderExcluir
  87. Como esse grande homem chamado Dr. Isikolo me ajudou a trazer de volta meu amante em 48 horas. meu amante que terminou comigo desde maio deste ano e todo o meu esforço para ele de volta se mostrou abortivo. eu o amo tanto que sempre que o vejo com outra garota, fico com raiva. Então, um dia, eu estava navegando na Internet quando vi o testemunho de uma mulher de como esse grande homem chamado DR ISIKOLO a ajudou a voltar com o marido. Por sorte, ele abandonou o contato do homem, então liguei rapidamente para o número que ele não escolheu eu enviei um e-mail depois de cerca de 2 horas ele me ligou de volta e respondeu meu e-mail. expliquei tudo a ele e ele me deu informações completas sobre o processo e o que fazer. então ele disse que precisava de alguns itens para fazer as orações por mim, o que eu fiz, fiz o melhor possível para que ele assegurasse que minhas orações fossem feitas e em 48 horas, como ele já me garantiu, meu amante voltou para mim pedindo me pedindo perdão, ele agora me ama, me preza e promete que nunca mais me deixará. tudo graças ao DR ISIKOLO, você também pode enviar um e-mail para ele: isikolosolutionhome@gmail.com ou seu WhatsApp: +2348133261196 e ter a certeza da solução, porque ele é simplesmente o melhor que você pode encontrar em qualquer lugar.

    ResponderExcluir
  88. Um testemunho incrível de um lançador de feitiços que trouxe minha esposa de volta para mim. Meu nome é Andy Corey e estou feliz em casar com uma esposa adorável e carinhosa, com três filhos. Um grande problema ocorreu em minha família há sete meses, entre eu e minha esposa somos tão terríveis que ela levou o caso a tribunal por um divórcio. Ela disse que nunca mais queria ficar comigo e que não me amava mais. Então, saiu da minha casa e fez eu e meus filhos passarem. através de dor intensa. Tentei todos os meus meios possíveis para recuperá-la, depois de muitos pedidos, mas sem sucesso, e ela confirmou que tomou sua decisão e que nunca mais quis me ver. Então, em uma noite, quando eu voltava do trabalho, conheci uma velha amiga minha que perguntou à minha esposa. Então eu expliquei tudo para ela, então ela me disse que a única maneira de conseguir minha esposa de volta é: visite um lançador de feitiços, porque realmente funcionou para ela também. Então, nunca acreditei em feitiços, mas não tive outra escolha a não ser seguir seus conselhos. Depois, ela me deu o endereço de e-mail do lançador de feitiços a quem ela visitou.{drayoolasolutionhome@gmail.com}. Então, na manhã seguinte, enviei um e-mail para o endereço que ela me deu, e o lançador de feitiços me garantiu que recuperarei minha esposa nos próximos dois dias, que afirmação incrível! Eu nunca acreditei, então ele falou comigo e me disse tudo o que eu precisava fazer. Em 48 horas, surpreendentemente, minha esposa, que não me ligou nos últimos sete meses, me telefonou para me informar que estava voltando. Tão incrível !! Foi assim que ela voltou no mesmo dia, com muito amor e alegria, e pediu desculpas pelo erro e pela dor que causou a mim e aos meus filhos. Então, a partir daquele dia, nosso relacionamento agora estava mais forte do que era antes, com a ajuda de um lançador de feitiços. Portanto, aconselhamo-lo a visitar o mesmo endereço de e-mail {drayoolasolutionhome@gmail.com}, OU você pode entrar em contato com ele pelo Whatsapp +31684065675 se estiver em alguma condição como essa ou se tiver algum problema relacionado a "trazer Obrigado, Dr. Ayoola, por sua ajuda.

    ResponderExcluir
  89. Thank you sir for your genuine spells. This is really incredible, and I have never experienced anything like this in my life. Before i met you Sir, i have tried every possible means that i could to get my wife back, but i actually came to realize that nothing was working out for me, and that my wife had developed lot of hatred for me.. I thought there was no hope to reunite with my ex wife and kids. But when i read good reviews about your work sir, i decided to give it a try and i did everything that you instructed me and i Trusted in you and followed your instructions just as you have guaranteed me in 48 hours, and that was exactly when my wife called me.. We are more contented now than ever. Everything looks perfect and so natural! Thank you so much for your authentic and indisputable spells. Thanks Sir for your help. So I promise to tell the world about you great If you need help in your marriage of broken relationship,please contact Dr Osasu right now for urgent help WhatsApp +2347064365391 or Email drosasu25@gmail.com I want every one who is facing any problem should also give a testimony soon. Just like me today

    ResponderExcluir
  90. Thank you sir for your genuine spells. This is really incredible, and I have never experienced anything like this in my life. Before i met you Sir, i have tried every possible means that i could to get my wife back, but i actually came to realize that nothing was working out for me, and that my wife had developed lot of hatred for me.. I thought there was no hope to reunite with my ex wife and kids. But when i read good reviews about your work sir, i decided to give it a try and i did everything that you instructed me and i Trusted in you and followed your instructions just as you have guaranteed me in 48 hours, and that was exactly when my wife called me.. We are more contented now than ever. Everything looks perfect and so natural! Thank you so much for your authentic and indisputable spells. Thanks Sir for your help. So I promise to tell the world about you great If you need help in your marriage of broken relationship,please contact Dr Osasu right now for urgent help WhatsApp +2347064365391 or Email drosasu25@gmail.com I want every one who is facing any problem should also give a testimony soon. Just like me today

    ResponderExcluir
  91. Thank you sir for your genuine spells. This is really incredible, and I have never experienced anything like this in my life. Before i met you Sir, i have tried every possible means that i could to get my wife back, but i actually came to realize that nothing was working out for me, and that my wife had developed lot of hatred for me.. I thought there was no hope to reunite with my ex wife and kids. But when i read good reviews about your work sir, i decided to give it a try and i did everything that you instructed me and i Trusted in you and followed your instructions just as you have guaranteed me in 48 hours, and that was exactly when my wife called me.. We are more contented now than ever. Everything looks perfect and so natural! Thank you so much for your authentic and indisputable spells. Thanks Sir for your help. So I promise to tell the world about you great If you need help in your marriage of broken relationship,please contact Dr Osasu right now for urgent help WhatsApp +2347064365391 or Email drosasu25@gmail.com I want every one who is facing any problem should also give a testimony soon. Just like me today

    ResponderExcluir
  92. Thank you sir for your genuine spells. This is really incredible, and I have never experienced anything like this in my life. Before i met you Sir, i have tried every possible means that i could to get my wife back, but i actually came to realize that nothing was working out for me, and that my wife had developed lot of hatred for me.. I thought there was no hope to reunite with my ex wife and kids. But when i read good reviews about your work sir, i decided to give it a try and i did everything that you instructed me and i Trusted in you and followed your instructions just as you have guaranteed me in 48 hours, and that was exactly when my wife called me.. We are more contented now than ever. Everything looks perfect and so natural! Thank you so much for your authentic and indisputable spells. Thanks Sir for your help. So I promise to tell the world about you great If you need help in your marriage of broken relationship,please contact Dr Osasu right now for urgent help WhatsApp +2347064365391 or Email drosasu25@gmail.com I want every one who is facing any problem should also give a testimony soon. Just like me today

    ResponderExcluir
  93. O amor é lindo quando você tem alguém para compartilhar com o Dr. Osaze, um feiticeiro muito genuíno e um homem de sabedoria muito único e poderoso. Não conseguia ficar rico porque tinha problemas familiares. Minha esposa se divorciou de mim porque não posso ficar rico com isso. Eu estava tão preocupada e sempre chorando e até pensando em me matar, mas um amigo meu me apresentou a um grande homem chamado Dr. Osaze, que também o ajudou com seu problema. ele me deu seu e-mail e contato e eu o contatei e expliquei tudo a ele. Ele me garantiu que vai me ajudar e eu não devo me preocupar. Dr. Osaze trouxe alegria de volta para minha vida e para minha família, trazendo minha esposa de volta para mim e hoje eu sou um homem do arroz, com seus poderes espirituais, me fazendo arroz curando o câncer da minha irmã, curando também a loucura do meu primo com seu poderes especiais, mas não foi fácil para mim porque me custou algum dinheiro e também fez meu meio-irmão ganhar na loteria de $ 2 milhões. Drosaze é realmente um homem talentoso, incrível e muito bom que realmente sabe fazer seu trabalho ogiogunr e se não fosse por ele, como seria minha vida? Muito obrigado Dr. osaze e nunca vou parar de falar sobre seus grandes feitos. Palavras não podem expressar o quão bom você tem feito por mim e minha família e eu acredito que mesmo mil palavras não serão suficientes para descrever suas boas e grandes obras. Se você precisa de alguma ajuda espiritual, por que não corre ao Dr. Osaze? basta entrar em contato com o email: (Drosaze@gmail.com) E ele vai te ajudar. Dr. osaze é inofensivo, seguro e confiável, então entre em contato com ele agora e obtenha sua solução. Obrigado Dr. osaze his whatsapp +2348066574752

    ResponderExcluir
  94. Eu sou a Sra. Olivia Vincent, dos Estados Unidos, quero compartilhar um testemunho de minha vida com todos. Fui casada com meu marido Vincent, amo-o tanto que estamos casados ​​há sete anos e temos dois filhos. Quando ele saiu de férias para a França, ele educou uma mulher chamada Ashley, ele me disse que não estava mais interessado em nosso casamento. Ele estava tão confuso e procurando ajuda que não sabia o que fazer até que eu encontrei minha amiga Maria e contei a ela sobre meu problema. Ela me disse para não me preocupar porque ela tinha um problema semelhante antes e ela me apresentou a um homem chamado Dr. Osaze, que lançou um feitiço em seu ex-namorado e o trouxe de volta após 3 dias. Maria me pede para entrar em contato com o Drosaze. Eu o contatei para me ajudar a trazer meu marido de volta e ela me pediu para não me preocupar porque os deuses de seus ancestrais lutam por mim. Ela me disse que depois de três dias ele se reuniria a mim e a meu marido. Depois de três dias meu marido me ligou e me disse que ainda estava procurando coisas comigo, ele me surpreendeu quando eu o vi e comecei a chorar por perdão. No momento sou a mulher mais feliz do mundo pelo que esse grande médico tem feito por mim e meu marido, você pode entrar em contato com o e-mail dele: (drosazedrosaze@gmail.com) Ou whatsapp .. ele neste tópico. (+2348066574752). Entre em contato com ele para quaisquer questões como:
    (1) Se você quer o seu ex-marido de volta
    (2) se ele ainda tiver pesadelos.
    (3) ele deseja ser promovido em seu cargo.
    (4) Se você quiser um filho.
    (5) medicamentos fitoterápicos
    (6) Você quer ser rico.
    (7) Você deseja amarrar seu marido / esposa a ele para sempre.
    (8) Se ele precisar de ajuda financeira.
    (9) Deixe as pessoas obedecerem às suas palavras e fazerem o que quiserem
    (10) Solução de caso ETC
    Contate-o novamente em (drosazedrosaze@gmail.com) ou WhatsApp .. ele neste número. (+2348066574752). e seja abençoado

    ResponderExcluir
  95. O amor é lindo quando você tem alguém com quem compartilhá-lo. E o Dr. Ekpen ogiogun é um verdadeiro feiticeiro e um homem de sabedoria único e poderoso. Não consegui engravidar porque ele tinha problemas de fertilidade. Meu marido se divorciou de mim por causa disso. Eu estava tão preocupada e sempre chorando e até pensando em me matar, mas um amigo meu me apresentou a um grande homem chamado Dr. Ekpen ogiogun, que também a ajudou com seu problema. Ela me deu seu e-mail e eu entrei em contato com ele e expliquei tudo para ele. Ele me garantiu que vai me ajudar e eu não devo me preocupar. Dr. Ekpen ogiogun trouxe alegria para minha vida e família novamente, trazendo meu marido de volta para mim com seus poderes espirituais, me deixando grávida, curando o câncer de minha irmã, também curando o vírus HIV de meu primo com seus poderes especiais, e ele também fez meu meio-irmão ganhe na loteria de $ 2 milhões. Dr. Ekpen ogiogu é realmente um homem talentoso, incrível e muito bom que realmente sabe fazer seu trabalho ogiogunr e se não fosse por ele, como seria minha vida? Dr. Ekpen ogiogun muito obrigado e nunca vou parar de falar sobre suas grandes conquistas. Palavras não podem expressar o quão bom você tem feito para mim e minha família e acredito que mesmo mil palavras não serão suficientes para descrever suas boas e grandes obras. Se você precisa de ajuda espiritual, por que não correr para o Dr. Ekpen ogiogun? basta entrar em contato com o Dr. Ekpen ogiogun no seu e-mail: (ekpenogiogunspellcaster@gmail.com) E ele te ajudará. Dr. Ekpen ogiogun é inofensivo, seguro e confiável, então entre em contato com ele agora e obtenha sua solução. Obrigado, Dr. Ekpen ogiogun, seu WhatsApp +2347045604010. ekpenogiogunspellcaster@gmail.com

    ResponderExcluir
  96. Oi pessoal. Recentemente, vi um testemunho sobre o Dr.Ibinoba em um blog que visitei para problemas de relacionamento e aconselhamento de namoro porque tenho tido sérios problemas com meu namorado e estamos namorando há nove meses, ele mudou de repente, ele não estava devolvendo meu ligações, ele começou a me trair, ele estava me machucando de muitas maneiras que eu nunca pensei ser possível e eu apenas pensei que deveria tentar talvez por algum tipo de desespero ... e eu entrei em contato com o Dr. suas consultas e solução foram um pouco fáceis e estranhas e eu estava um pouco assustado porque eu li e ouvi muitas histórias de lançadores de feitiços falsos, golpes e eu nunca acreditei em mágica.. Eu joguei com um pouco de esperança e acredito e eu enviei algumas coisas depois de tudo e funcionou como um milagre, tudo foi para uma direção totalmente nova e é incrível ... eu acredito que foi tudo de boa fé que me fez ler esse post em particular naquele dia fiel .. espero ele poderia ajudar outras pessoas também como ele fez por mim, você pode contatá-lo no WhatsApp: +2348085240869, Email: dromionoba12@gmail.com.

    ResponderExcluir

Aqui, a Liberdade de Expressão fica por sua conta :)

Compartilhe

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também