terça-feira, 15 de março de 2011

Sepultamento: se não tiver o que falar... cale-se!

Vivi um dia atípico, ontem, se tratando de notas fúnebres. Logo pela manhã recebi duas notícias de falecimento em menos de meia hora. Se alguém me ligasse depois destas ligações, certamente eu não iria atender por MEDO de ouvir a terceira. Uma amiga da minha mãe foi vencida pelo câncer, essa doença maligna que acaba com a vida das pessoas. A mãe ficou muito triste com isso e depois o dia não prestou.

Eu não conhecia a amiga dela, então depois que recebi essa notícia voltei para os meus afazeres. Liguei para o técnico de informática pra vender uma CPU, já que ele atende nossa família durante anos e sempre foi muito prestativo. Quem me atendeu foi a esposa dele dizendo que o mesmo não estava, pois seu pai faleceu durante a madrugada. Fiquei chateado e dei os pêsames por este momento difícil. Disse que era a segunda notícia ruim de falecimento naquela manhã, já que a primeira foi uma amiga da mãe que morreu de câncer...

Ao terminar de falar essa frase, a esposa do técnico de informática me interrompe aos berros:

- AI, NÃO ME FALA ISSO FILIPE QUE EU ESTOU COM CÂNCER.
- Sério? Como assim? Falei contigo no final do ano passado e você estava super bem...
- SIM, descobri um câncer na mama faz pouco tempo e já estou fazendo quimioterapia. Estou até careca.
- Que coisa, meu Deus! Muita força pra você neste momento, que vai dar tudo certo. Até porque o câncer de mama tem grandes chances de cura. É mais tranquilo.
- Tenho 80% de chance de cura. Os médicos estão confiantes.
- Que bom, confia mesmo que vais sair dessa... melhoras pra vocês, beijos!

Me senti horrível neste momento, eu e minha boca grande. Pra que fui tocar neste assunto? Mas não tive culpa também, eu nem sabia pelo que ela estava passando. Bem pior que isso, foi a pastora que realizou o culto ecumênico da amiga da mãe. Na hora da despedida, com os filhos todos aos prantos, ela me solta essas pérolas no meio da homenagem.

- Existe momento mais feliz que este? Olha que maravilha, ela está perto de Deus! Não devemos chorar... O que vocês preferem: que ela estivesse em casa preocupada precisando cozinhar pra todos vocês, ou agora que ela está bem ao lado de Deus?

GENTE, QUE MULHER INFELIZ... minha mãe ficou chocada com estas palavras e me contou tudo quando cheguei do serviço. Muito fácil pedir pra parar de chorar quando quem morre não é nada da gente. Agora experimenta pensar desta forma quando for à vez do pai ou filho falecer? Nada fácil, né? É preciso respeitar o luto dos outros.

Deixa a pessoa chorar, espernear e gritar por toda dor de perder um ente querido (que nunca mais verá na Terra). Se ela não soltar o choro na hora do enterro, quando vai poder fazer isso? É normal chorar intensamente durante um ano quando se perde alguém que muito ama. Principalmente nas datas comemorativas, onde as lembranças são muito fortes de quando essa pessoa estava presente. Depois o tempo cicatriza e essa dor da ausência vai se transformando em saudades.

Portanto, querida pastora, se não tiver o que falar durante um sepultamento... cale-se! Antes o silêncio, do que as besteiras ditas em momento inoportuno. Paz e bem

3 comentários:

  1. Realmente, se for pra falar besteira é melhor ficar de boca fechada...

    Muitas vezes as pessoas até possuem boas intenções, mas não tem aquele "tato" em lidar com situações difíceis e acabam deixando tudo ainda mais complicado =P

    Parabéns pelo blog, continue escrevendo.

    ResponderExcluir
  2. Affff!! Que comentario infeliz!! Quero minha mae, "cozinhando, passando e lavando" pra mim por muiito tempo! Se for pra passar anos doente, que passe! Mas perto de mim, como voce bem disse: NA TERRA!

    Adorei o post!
    ;)

    ResponderExcluir
  3. Jah tem um ditado que diz: Se não tem nada de bom para dizer, silencie. Acho que eh mais ou menos isso... rsrsrsr
    mas que falta de sei lah eu o que viu!!!

    Bjuuu

    Janny

    ResponderExcluir

Aqui, a Liberdade de Expressão fica por sua conta :)

Compartilhe

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também