segunda-feira, 16 de maio de 2011

Toda derrota é triste

Não foi dessa vez. Os jornais de Criciúma estamparam nessa segunda-feira a derrota que o Criciúma Esporte Clube sofreu no domingo em Chapecó, que resultou no título do Campeonato Catarinense 2011 pra Chapecoense. Difícil aceitar uma derrota quando você é o favorito. Complicado explicar o resultado para uma torcida que viajou mais de 500 km pra ver os jogadores receberem a taça, mas viu seu time voltar com as mãos abanando. A foto de Ulisses Job na capa do Jornal da Manhã (16/05/2011) expressa bem o sentimento que fica do torcedor.


Todos choram

Eu não consigo acompanhar o futebol na íntegra, justamente porque sofro de ansiedade, pressão alta e muita agonia. Cada jogo assistido deve tirar alguns anos de vida que ainda me resta. Porém, não tenho como deixar de lado essa paixão nacional nos momentos de decisão. É um sentimento único, por tantas pessoas envolvidas e o clima que contagia nossa cidade.

Tomado pela tristeza da derrota do Tigre, publiquei o fato no mural do Facebook com um linguajar peculiar destas redes sociais: TODOS SOFRE. Uma amiga de lá, Jussara Cesino, foi uma das primeiras a se manifestar com muita veracidade no comentário. Vejamos


"Alguém havia de perder... e foi o Criciúma. Vocês homens são incríveis em se tratando de futebol"


Não tiro a razão de Jussara. Quantos torcedores ficam muitos exaltados e não sabem perder? Alguns saem quebrando tudo e xingam até a mãe do juiz que não tem nada a ver com isso. Se ficasse só na troca de ofensas, não haveria problema algum. O triste é quando alguns torcedores partem para agressões, batem nos adversários ou matam alguém. Isso sim é horrível.

Só que o sentimento de derrota é inexplicável, dá uma sensação de impotência perante o mundo. E, infelizmente, não se resume apenas no futebol. Uma derrota é triste quando...


Você é reprovado na escola



Os pais perdem seu filho para as drogas



É demitido do emprego



O casamento acaba



Perde-se alguém muito querido e especial


Não importa o momento...
A derrota é a coisa mais triste que existe em todas as circunstâncias da vida.

2 comentários:

  1. Olha,gosto muito de futebol.Mas prefiro jogar do que assistir.Me decepcionei com o Tigre a muitos anos já e nem vou mais ao estádio.

    ResponderExcluir
  2. Se a gente já se decepciona, imagina só como vivem os corintianos né?

    Só que vida de torcerdor é assim mesmo... todo time vai deixar um dia de decepção (ou vários)

    ResponderExcluir

Aqui, a Liberdade de Expressão fica por sua conta :)

Compartilhe

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também