quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Castelos no Brasil - parte 1

Gente, recebi um email que é A CARA DA RIQUEZA. Vocês pensam que castelos bonitos só se acha na Europa? Que nada! Recebi 20 fotos de castelos no Brasil que me impressionaram pela quantidade de beleza e riqueza armazenada num só lugar. Para não pesar a conexão de vocês publico 10 fotos hoje, e mais 10 amanhã. Lavem os seus olhos que vai começar uma chuva de muita abonança.


Este é bem famoso, João Ferreira, o João Capão, é pernambucano de Garanhuns, eletricista, tem 64 anos e tinha o sonho de construir um reinado. Um dia ele assistiu a um filme e viu suntuosos palácios de reis. Há 17 anos, João iniciou a construção do seu sonho. Já ergueu duas torres com ares medievais, um salão, um jardim com fonte e alguns "puxadinhos" que, em breve, se transformarão em aposentos.


Edvonaldo Bezerra Torres, um empresário pernambucano de 47 anos, resolveu transformar sua casa num castelo cheio de minaretes da arquitetura árabe e contornos dos edifícios majestosos desenhados em Barcelona no final do século 19.


O Castelo do Batel, em Curitiba foi inspirado nos castelos do Vale do Loire, na França. Em 1923 o cafeicultor Holanda Luís Guimarães adquiriu um grande terreno e encomendou o projeto do castelo.


O castelo Eldorado foi construído em Marilândia do Sul, Paraná e tem 2142 m² de área construida.


De propriedade particular de José Ronilson Dantas, o castelo de Bívar foi construído por volta de 1984, próximo ao Rio Carnaúba, no Rio Grande do Norte.


O Castelo Simões Lopes foi construído em 1922, em Pelotas, no Rio Grande do Sul.


O Château Lacave fica na cidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, e é o único castelo na América Latina a abrigar uma vinícola.


O castelo de Zé dos Montes fica no topo da Serra do Tapuia, no Rio Grande do Norte. Construído em 1953 por Francisco Quitiliano e em 1983 foi vendido para Zé dos Montes.


Construído na década de 20, o castelo de Itaipava, em Petrópolis, Rio de Janeiro, é uma reprodução dos castelos renascentistas.


O Castelo Mourisco hoje abriga a sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro. Sua arquitetura é a de um palácio inglês do período elisabetano.

Muito digno, né? Amanhã publico os outros 10 castelos restantes. Enquanto isso, vamos sonhando com uma vida repleta de saúde, paz, harmonia e riqueza.

Atualizado (05/08/11). Clique aqui para conferir os outros castelos

30 comentários:

  1. Só a porta de alguns castelos já é maior que o tamanho da minha casa

    ResponderExcluir
  2. Eu me pergunto quantos proprietários de castelos são realmente felizes. Sei de muitos que sustentam uma aparência de belo e forte, mas por dentro estão com o coração desmoronado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que comentário desnecessario, odioso, penoso e até invejoso hein.

      Excluir
    2. A bem da verdade não é o fato de ser proprietário ou morador de um castelo que fará a pessoa mais ou menos feliz, tem muita gente que não mora em cstelo e é profundamente infeliz, já pensou nisso Raquel?

      Excluir
    3. Na cidade de Pederneiras, interior de são Paulo, também tem um castelo.O castelo Furlani, também é muito interessante de se ver.

      Excluir
  3. Renato: Que exagero ahuahauhau

    Raquel: Bem profunda sua colocação... praticamente um TAPA NA CARA DA SOCIEDADE.

    Mas convenhamos, que são lindos estes castelos... sem dúvidas =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tapa na cara da sociedade pq? SERIA SE ELA GENERALIZASSE E ESTIVESSE CERTA.
      Bem burrinho vc... vai estudar.

      Excluir
    2. Que colocação profunda foi essa? O que tem a ver um blog para apreciadores da arquitetura de castelos com o comentário sem fundamento.Isso aqui não é "site" para testemunhos religiosos, é um "site" para focar o complexo arquitetônico espetacular e criativo desse povo bonito que é o brasileiro.Me poupe Raquelzinha!!!

      Excluir
  4. O castelo do Batel que tem em Curitiba é um local em que são realizados eventos, como formatura, aniversario de 15 anos e etc..

    ResponderExcluir
  5. opa opa opa e o castelo q aquele politico safado constriu num tá aí?!??!

    ResponderExcluir
  6. OI, fiquei encantada com os castelos mas gostaria de colocar que há pouco tempo foi construido um castelo em três palmeiras-rs que tbm abriga uma vinícola se chama VINÍCOLA ANTÔNIO DIAS é só pesquisar pra conseguir fotos dele

    ResponderExcluir
  7. Morando na Europa, da até vergonha colocar fotos dos "castelos brasileiros" na internet. Castelos significam historia e nao aparencia. Podem tentar mas nunca vao ser reconhecidos como castelos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro ou minha cara.
      O fato de morar na Europa talvez lhe possibilite melhor o estudo do Silogismo e da Herádica.O que vc têm que entender como intelectual é que família nobres também migram e imigram e quando assim o procedem levam consigo toda uam bagagem cultural.Se instalando em outras terras cultivam ali a riqueza dos hábitos, entre eles o da arquitetura se permanecerem também com poder financeiro.Imagine vc se a cultura não migrasse com famílias e povos através do temo, do espaço e da geografia.Veja, é quase que afirmável que exista uma íntima conexão entre as pirâmides egípcias e as edificadas pelos povos pré-americanos(Maias, Aztecas, Incas,etc.), assim como trajes, adornos, alimentos, manifestações culturais de todas as ordens, elementos que migram de povos para povos, de famílias para famílias, de pais para filhos, etc. constituindo muito mais que a estruturação étnica o patrimônio folclórico, cultural e científico, que acaba por gerar o rico patrimônio sócio cultural da humanidade em todo seu explendor.A caráter conheço na simpática cidade de Ubatuba, SP, Brasil, uma família simples porém tradicional e de bom gosto, e que tem desde o século passado um pequeno e charmoso Castelo, mas castelo de verdade, não aquela aberração arquitetônica do Sr. Deputado Fulano de Tal. Essa Família a que me refiro é refinada e mantém a tradição que trazem a séculos, desde quando seus antepassados migráram entre os séc. XV e XVI para o norte da Europa. Vc vai me dizer que isso não é tradição.Uma vez fui a uma recepção nesse Castelo, conecido como "Castelo dos Ramos", eles estavam recebendo o Pro. Bernard Barradon,Chanceler de Mônaco quando ainda o Príncipe Ranier era vivo(claro que falo do marido de Grace Kelly) e fiquei pasma com a elegância da Famíla Ramos, anfitriões admiráveis. Isso é uma prova que não é só a Europa que vive ou tem grandes tradições, finesse, cu7ltura e elegância, não sei porque V. Senhoria se4nte vergonha de colocar fotos dos "Castelos Brasileiros" na internet.Me desculpe.Não consegui entender.

      Excluir
    2. Vai falar merda aasim lá longe hem.... fuçou muito o dicionáro até achar silogsmo e herádca? Comeu bem na recepção do castelo (piada) Ramos? Escondeu umas coxinha na bolsa? Babou muito o ovo dos ricações finos? Deu pra alguém lá, ou xereca nacional eles esnobam também?

      Excluir
  8. Eu quero ummmmmmmmmmmmmm nen se for 2 torres e um treco que ligue elas um um que nen o eldoradoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  9. muito LINDOS... AGENNTE ATE SE IMAGINA DENTRO DE UM DELES!!! E ESSE ANONIMO AI FALA TANTO MAIS ACHO QUE NAUM TEM CASTELO NENHUM, POBRE É ASSIM SE GABA COM AS COISAS DOS OUTROS....

    ResponderExcluir
  10. Nem tentei chegar à Europa! Os de Portugal deixa qualquer um desses a milhas!

    ResponderExcluir
  11. hei ! um desses castelos é meu ,não autorizei isso..

    ResponderExcluir
  12. Historia se faz com tempo, com realizaçoes, se todos pensarmos igual a outros que acham que so o que europeu, ou de outra origem e que vale a pena, o mundo nao existiria, pois tudo tem seu , brilho, sua
    historia. cabemos a nos pesquisar, muita gente nao observa a sua pro
    pria cidade, sera que essas pessoas ja pararam para observar a Catedral da Se, sera que sabem qual seu esti, como, qud, porque, quem
    a criou e qtas mais construçoes temos em nosso pais, sera que essas
    pessoas que dizem que so a europa e digna de reconhecimento historico, visite Ouro Preto e converse com um Guia especializado, voçe ira aprender muita coisa, e talvez deixe de ser tao limitado.

    ResponderExcluir
  13. O mais europeu é o de caicó RN!

    ResponderExcluir
  14. Parabens pelas exposições de Castelos Brasileiros, temos um, em Mafra Santa Catarina que esta no Blog Por do So de Bethuel, foi constrido em 1987 com projeto do proprietário.

    ResponderExcluir
  15. Tem um castelo muito bonito na cidade de Uruguaiana-RS.A gente passa por ele na caminhada da Romaria de N.S. Conquistadora, Será que não acha uma foto dele por aí?

    ResponderExcluir
  16. o primeiro castelo é do meu amigo a janela do lado da porta é o quarto dele

    ResponderExcluir
  17. ah se eu tivesse um desce.

    ResponderExcluir
  18. Faltou um dos castelos mais bonitos que tem no Brasil... o Castelo Bonotto que fica em uma cidade chamada Crissiumal no Rio Grande do Sul...
    http://eckert-br.com/crissiumal/turismo.htm

    ResponderExcluir
  19. adoro ver castelos ,tenho fascinio por eles
    e suas lendas...gostaria de conheselos,gosto mais,dos castelos medievais...

    ResponderExcluir
  20. Projeto “Alma do Bairro”
    Categoria: Arquitetura.
    Ícone: Castelo dos Ramos.

    Histórico

    Construção datada do século passado, o Castelo dos Ramos está localizado na parte alta do bairro do Ipiranguinha. Foi edificado no estilo predominante entre os séculos XVI e XVII, quando então ‘Os maneiristas’ editavam a nova moda das construções oficiais e período em que as igrejas começavam a ganhar definitivamente torres na lateral das suas fachadas. Apresenta uma arquitetura extremamente agradável e que não fere a paisagem natural da serra ao seu redor, possuindo um número considerável de balcões em arco, o que lhe proporciona ao mesmo tempo simplicidade e elegância.
    Bom lembrar que a partir do século XVII, os castelos foram perdendo sua função de fortaleza, como o eram desde a idade média, e passaram a ser moradas de famílias nobres e tradicionais, ganhando mais leveza na sua arquitetura e acréscimo de charmosíssimos jardins.
    O Castelo dos Ramos é morada oficial da Família Ramos, e ali se realizam importantíssimas agendas sociais, culturais e benemerentes, entre elas, inúmeras realizadas por moradores e jovens do bairro. Nos finais de semana, no espaço chamado “Rancho Fundo”, além de manifestações populares que envolvem o folclore local, também ocorrem constantes oficinas de artesanatos, como a preservação e manutenção do importante projeto “Figureiros do Bairro”, composto na sua maioria de meninos e meninas que aprendem a trabalhar esculturas com a rica argila que é retirada do rio local. No livro de registro de presenças do Castelo dos Ramos, que está exposto na sua pequena e aconchegante biblioteca, encontram-se assinaturas de inúmeros visitantes, entre eles pessoas ilustres de várias partes do mundo.

    Pesquisa efetuada pelos alunos do 2º ano C, da E.E. Idalina do Amaral Graça
    no ano de 2007

    ResponderExcluir
  21. Extremamente interessante a matéria acima.Prova que os Castelos dependendo da sua função não necessitam precisamente ter sidos construidos na era medieval, se considerarmos que a partir do séc. XVII eles perderam sua função de fortaleza ou instalção de moradia-defesa protegida, inclusive gerando um novo hábito arquitetônico que são as mansões, sejam, castelos sem torres. No entanto nada impede as famílias tradicionais, como muito bem colacado na matéria acima, continuar construindo suas moradas com arquitetura matendo o estilo de castelo.Sou doutorada em arquitetura histórica e não sei porque toda essa polêmica no Brasil sobre a questão pseudo-castelo.Pseudo castelo não existe, castelo é castelo, a história quem faz é o tempo.Tudo e todos nós de uma forma ou outra somos agentes da história, contemporaneidade é um fe4nomeno que não se cria, elem existe, ele estám presente como determinante da história.Não é porque a construção não foi contemporânea a Gêngis KHan, que deixou de ser castelo.O Castelo da Família Real Monacaguesa com certza não remonta aera medieval ew nem por isso deixou ou deixará de ser um castelo.As pessoas quando não possduem conhecimento de causa deveriam ter um pouco mais de cuidadado com suas críticas fúteis.Quanto a matéria acima considerei-a perfeita, faltou no entanto a imagem do Castelo, tenho certeza que vcs a postarão o mais breve possível. Excelente este site.Abraços.Anne Steimberg.

    ResponderExcluir
  22. Excelente a matéria acima da doutora Anne Steimberg, realmente o histórico sobre o "Castelo dos Ramos" está interessante, como todo esse blog que é muito interessante, até a troca de informações as avessas de alguns postadores de opinião, bem, mas na verdade é isso que acaba dando um charme especial as visitas deste site.Por favor coloquem mais fotos de Castelos Brasileiros, está bem interessante.

    ResponderExcluir
  23. Castelo Shiachticas em Maricá - Rio de Janeiro, vale a pena conhecer.

    ResponderExcluir

Aqui, a Liberdade de Expressão fica por sua conta :)

Compartilhe

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também