sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Castelos no Brasil - parte 2

E o momento riqueza continua neste blog (ETA GOD). Publico as outras 10 fotos de castelos no Brasil que faltavam para embelezar nossos olhos. Obs: Se alguém não acompanhou as 10 primeiras fotos que compartilhei, clique aqui.


O castelo do Instituto Ricardo Brennand é o Museu de Armas São João. A construção no bairro da Várzea, no Recife, tem aspecto medieval, mas foi erguida há apenas seis anos, com mais de um milhão de visitas até hoje.


A Villa Medieval é um castelo que comporta um complexo cultural em São José dos Campos, São Paulo


O Lua Cheia Hostel é um castelo com ares medievais construído em plena praia de Ponta Negra, em Natal, Rio Grande do Norte.


O Castelo de Pedras Altas, no Município de Pedras Altas no Rio Grande do Sul, foi o centro das disputas políticas que provocaram a Revolução de 1923.


O Castelo da rua Apa, no bairro de Santa Cecília, São Paulo, hoje enfrenta o abandono


Prédio em estilo medieval, construído em Petrópolis que chama a atenção pelo seu ar misterioso, castelo Museu das Armas em Petrópolis.


O Castelo do Engady, construído pelo Padre Antenor Salvino, em 1974, é uma das principais atrações turísticas da região do Seridó, no Rio Grande do Norte.



Castelo Country Club antigo Solar Franco Lopes, Petrópolis/RJ


Castelo Barão de Itaipava, Petrópolis/RJ


Castelo Barão de Itaipava, Petrópolis/RJ. 

Construído em 1920 pelo Barão J. Smith de Vasconcellos. É famoso por ser uma reprodução de castelo renascentista, projetado pelo arquiteto Lúcio Costa e seu amigo Fernando Valentim, que fazem dele o único castelo em estilo medieval com um toque normando clássico, das Américas. Em outros detalhes, o Castelo Barão de Itaipava mantém uma torre onde está a cópia do batistério da Catedral de São Pedro.

Parafraseando a música de Ben Jor: Moro num país tropical. Abençoado por Deus e bonito por natureza, mas que beleza... tem carnaval, castelos e muita coisa maravilhosa. Glória 3x

17 comentários:

  1. Gostei do Castelo do Batel, em Curitiba, da parte 1. E melhor.. é pertinho, fácil de conhecer :)

    ResponderExcluir
  2. Nossa!! eu nem sabia que existia tudo isso! vontade de conhecer todos! =*

    ResponderExcluir
  3. O nosso país é muito rico, gente. Só que quando olhamos o nosso salário esquecemos disso (risos) =*

    ResponderExcluir
  4. Me chamou a atenção a quantidade de castelos no RN! interessante...

    Entre estes esta o daquele deputado?que tinha um CASTELO avaliado em não sei quantos milhões...

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post. Eu já havia pesquisado uma vez sobre os castelos no Brasil, logo depois que vi na TV alguma coisa sobre o Castelinho da rua Apa no qual morreram 3 pessoas e desde então está abandonado. Quando fiz a pesquisa encontrei vários desses que vc postou, mas a sua pesquisa foi mais completa que a minha. Alguns deles são de morrer de rir. Aquele que tem um monte minaretes foi o mais engraçado, o cara viajou! O Castelinho do Batel em Curitiba eu conheço. Trabalhei em uma empresa que ficava em frente dele. Minha mesa ficava na janela e eu olhava esse castelo o dia todo. Uma vez estavam reformando e fui lá dar uma olhada. É maravilhoso, o tamanho impressionante, os mosaicos no chão, as pinturas das paredes, tudo lindo. Espero que faça parte do patrimônio histórico. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  6. Felipe, amigão, tu esqueceste justamente o coisa nossa. O castelinho de Lauro Muller.
    http://www.google.com.br/search?q=castelinho+lauro+muller&hl=pt-BR&client=firefox-a&hs=0CF&rls=org.mozilla:pt-BR:official&prmd=ivnso&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=0zU_Ts6DNcmitgeMrrjGAQ&ved=0CEMQsAQ&biw=1366&bih=605

    ResponderExcluir
  7. Bem lembrado, Seu Putz.

    Um belo castelo, por sinal =]

    ResponderExcluir
  8. Muito bacana o post. Não imaginava que no Brasil existem tantos castelos. Imagine, quantas destas edificações foram demolidas, tipo, na cidade do Rio de Janeiro, em São Paulo, etc.
    É o desprezo pela história arquitetonica do nosso país.

    ResponderExcluir
  9. Antigamente na Bahia as putarias eram chamadas de Castelo.Aprendi lendo Jorge Amado.Não é só beleza e dinheiro não,tenho cultura também.

    ResponderExcluir
  10. http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=castelo%20deputado&gs_sm=e&gs_upl=8064l11330l0l11511l18l12l0l3l0l1l646l1889l2-1.0.1.2l4l0&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&biw=1024&bih=677

    Esqueceu deste, talvez o mais bonito e mais vergonhoso!

    ResponderExcluir
  11. Caracaa! Sou de Sao Jose dos Campos-SP e nem sabia da existencia deste cartelo! kkkkkk
    vou procurar saber...
    Ameeeei o de Curitiba, Batel!

    ResponderExcluir
  12. FALTOU 2 DE SANTA CATARINA PARA O SEU TRABALHO FICAR AINDA MELHOR.
    UM EM LAURO MULHER E OUTRO EM TREZE DE MAIO QUE PERTENCE A UM PADRE.

    ResponderExcluir
  13. Gostei mas FALTA UM CASTELO LINDO AI,,,FICA NO CENTRO DE SAO PAULO NA RUA CONDE DE SARZEDAS TA RESTAURADO E PERTENCE AO TRIBUNAL VALE COLOCAR A FOTO DELE OK OBG

    ResponderExcluir
  14. Obrigada pelas duas interessantes postagens. Nada como um pouco de romance para deixar a vida mais bonita: castelos e - se eu pudesse escolher - um rei também. Monarquia como a do Reino Unido, por que não? Muito mais bonito que ter só presidente...

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pela exibição de belezas no nosso Brasil, enquanto muitos brasileiros só fazem criticar nosso País.

    ResponderExcluir
  16. Existe um Castelo bastante interessante aqui na cidade de Ubatuba SP, residência oficial da tradicional Família Ramos, que me parece tem origem numa tribo de príncipes hebreus que teriam se instalado no norte de Portugal lá pelos idos de 1610, e cuja nobreza de um dos membros teria provocado a ira do famoso estilista Clodovil Hernandes por volta do ano 2000,pelo fato do referido ter se recusado ao convite para um chá na casa do estilista, cujo desfecho foi um desentendimento que acabou virando notícia e que chamou atenção de muitos veículos de comunicação famosos na época.Vale a pena conferirO castelo que me refiro está citado no Google, com o nome de "Castelo dos Ramos",no blog "Museu Virtual de Educação-Ipiranguinha"- Vale a pena conferir.Abraços e parabéns pela excelente matéria.

    ResponderExcluir
  17. Concordo com o artigo postado pelo(a) internauta acima.Vale a pena documentar o pequeno mas elegante "Castelodos Ramos" localizado na cidade vizinha de Ubatuba, é encantador,só não sabia que o desentendimento do Clodovil tinha sido com umdos membros da família.Matéria inteligente.Parabéns.

    ResponderExcluir

Aqui, a Liberdade de Expressão fica por sua conta :)

Compartilhe

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também