quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Minha primeira viagem de avião

Faltam poucos dias para acabar 2011, e eu não posso terminar o ano sem contar uma experiência marcante que foi minha primeira viagem de avião. Aliás, posso sim, mas eu não quero deixar de contar este fato porque pretendo relembrar quando estiver bem velhinho acessando este blog (se é que ele vai durar até lá). Quando surgiu a oportunidade de participar de um Painel sobre o Facebook em São Paulo, com uns amigos de avião, logo abracei essa ideia. O avião estava mais barato que o ônibus, então era o momento de me aperfeiçoar na maior rede social do mundo e experimentar essa sensação de voar.

O evento aconteceria no sábado (1 de outubro), então escolhi o voo 1839 da Gol que estava agendado pra sair de Florianópolis na sexta-feira (30 de setembro) às 19h40. Só que pobre é foda, né gente? Ansiedade estourou todos os limites e fiquei sem sono. Passei a madrugada toda escrevendo na internet e preparando minha bagagem pra decolar. Acho que visitei o site da Gol umas 10 vezes pra ver se realmente minha passagem estava confirmada. Quando o dia amanhece, eu capoto de sono às 7h e acordo 10h, sendo que meu ônibus sairia de Criciúma 11h. Nem preciso dizer que acordei todo atrapalhado, né? 

A vó  Iva me deixou na rodoviária faltando 10 minutos pro ônibus partir, e eu já estava ali todo acordado curtindo o MEU dia: um dia de phyneza em que eu iria ficar mais perto do céu. Embarquei no ônibus e fui logo pro banco da janelinha curtir a viagem. Ligo o mp4 pra ouvir músicas ungidas durante o trajeto, mas senta duas comadres de Turvo atrás de mim que - misericórdia - falam a viagem inteirinha até Florianópolis. Elas estavam indo pra São Paulo, também, e eu torcendo para que não fossem no mesmo voo que eu. Queria começar com pé direito conhecendo gente chique, não esse povo que iria visitar sei lá quem no hospital paulista. Mas enfim, elas não estavam no mesmo voo que o meu.

Muitas vezes eu me atrasei para chegar ao serviço, e até fico com vergonha de falar isso. Minha relação com o relógio é péssima, acho feio essa briga constante contra o tempo. Porém, era 15h e eu já estava no aeroporto Hercílio Luz de Florianópolis esperando o voo que só sairia perto das 20h. Fui logo ao balcão da Gol fazer o check-in, que eu chamei de "tochique-in" tamanha phyneza daquele momento. Fiquei na sala de espera e encontrei uma amiga que iria ao mesmo evento, mas o avião dela sairia perto das 17h. Abri uma revista, peguei um pacote de amendoim e fiquei ali me fazendo de rico no aeroporto curtindo todo momento. 

Só que, Jesus amado, o aeroporto estava com cara de rodoviária. Era criança berrando, família se desentendendo, gente suja... não estava compreendendo mais nada. "Cadê a phyneza? Cadê os artistas?", pensava. Não ouvia nem barulho de avião pousando, já estava ficando no tédio com aquele chá de cadeira todo. Deu 18h, e o meu amigo de Floripa apareceu para ajudar o relógio andar mais rápido. Ele também iria ao evento em SP no mesmo voo que eu, então subimos pra tomar um café e aguardar as gurias de Tubarão que iriam conosco neste avião. 

GENTE: 10 REAIS O CAFÉ, um assalto! Fui obrigado falar pra atendente: "Tu achas que recebo em dólar?", ela riu né... fazer o quê? Quando entregou meu lanche, ela disse: "Desenhei até um coração no café pra você gostar". Tadinha, amenizei meu espanto com o preço e paguei os R$ 10. Afinal de contas ali era um lugar chique, então vamos pagar esse valor. As gurias de Tubarão chegaram e foram comer no restaurante. Eu fui só para acompanhar, mas nem pedi nada. "Se um café custa R$ 10, sabe-se lá quantos cobram pela janta", pensei. Não adianta, pobre no aeroporto é foda. Melhor comer no hotel quando chegar em São Paulo.

A companhia aérea nos chama para sala de embarque e meu coração acelera. Nunca antes na história desse país 30 minutos demoraram tanto pra passar. Depois que minha bagagem de mão passou tranquilamente no Raio-X, começou me dar um frio na barriga. "Era só o que faltava eu ter que ficar no banheiro no meu primeiro voo de avião", pensei. Pobreza tem limite, né gente? Depois controlei um pouco essa ansiedade até na hora de embarcar. Assim que eles chamaram os passageiros para entrar no avião, me surpreendi. Eu estava tão calmo que parecia rotina na minha vida. Tirei até foto na frente do avião com a galera, mas pena que era de noite.

Prontos para decolar

E já que era minha primeira vez viajando de avião, escolhi logo a poltrona 27F que ficava na janelinha perto da asa. Não queria perder nada daquele momento, então me acomodei e desliguei o celular. Ouvi os procedimentos de segurança do voo, coloquei o cinto e esperei o piloto ajustar os equipamentos para decolar. A noite estava linda, sem chuva e nem vento. Ideal para qualquer voo. "Deus, tá tudo tão bom. Não vai fazer esse avião despencar logo na minha primeira viagem né? Não me traumatiza", foi o meu diálogo em pensamento com O Criador. Em seguida o piloto avisou: "Apertem os cintos, prepararem-se para decolagem..." e lá fomos nós.

Que maravilha. Lá do alto tudo é lindo, pena que de noite é escuro e nem se enxerga nada. Quando estava pegando sono, resolvi interagir com duas gurias lindas que estavam ao meu lado. Elas trabalhavam pro Itaú e a conversa delas era só "Ai, vou ter que ir pra Bahia semana que vem". "E eu, que tenho controle de fluxo pra fazer em Brasília?". Diálogo no avião é outro nível, né gente? Eu não quis ficar por baixo, e fingi que estava voando pela 257ª vez. "O problema de viajar tanto é o cansaço físico e estas poltronas apertadas que dão câimbra na perna", falei fazendo a linha de executivo. Só ouvi um "Pois é...", e aquele silêncio mortal que dura um minuto, mas parece que durou uma hora. 

Neste meio tempo chega aeromoça servindo suco de laranja e bolachinha. Aceito tudo, pois me alimentei mal no aeroporto (nem preciso explicar o motivo). Assim que ela passa recolhendo os copos, aproveito pra pedir mais suco porque estava morrendo de sede. Sou cara de pau mesmo, qualé? "To pagannnnndo", já dizia Lady Kate. Fui prontamente atendido, mas minha vontade mesmo era que ela deixasse o resto da caixinha de suco que sobrou ali comigo. Mas né? E a phyneza, onde fica? Fiquei com sede, mas satisfeito com os dois copos de suco. Foi só o tempo de terminar o segundo copo pro avião pousar no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. "Que viagem mais rápida é essa? Não deu nem tempo de me acostumar com o avião", pensei segurando minha língua pra não me queimar na frente das executivas lindas do Itaú.


Pouso ungido em Congonhas

O aeroporto de Congonhas não tinha mais fim. Como pode uma coisa daquelas ser construída numa selva de pedras? Estava maravilhado com o Brasil, até um taxista querer lograr meu amigo e eu informando um preço absurdo para nos levar ao hotel Fórmula 1. Pegamos outro táxi que nos conduziu ao local pela metade do preço. Ainda existem pessoas honestas nesse mundo, que bom. A gente chega de avião e já acham que temos o saldo bancário do Silvio Santos? Quem dera... quem me dera. 

No hotel foi tudo perfeito. Saímos pra comer comida japonesa, caminhamos pela Avenida Paulista. E que tantos jovens fumantes em São Paulo? Gente: de cada 10 pessoas, 9 fumam. A cidade já carrega um ar poluído e o povo ainda ajuda piorar... lamentável. Mas ok, não vou me meter na vida deles. A questão é que gosto de São Paulo, era segunda vez que estava ali. A primeira vez foi em 2008, quando fui de ônibus numa excursão da faculdade. Ficamos quatro dias e visitamos a Globo e o SBT. Foi chique, mas estávamos de ônibus. Agora estava de avião e dependendo de táxi. Menos mal que tinha gente pra dividir os gastos (amém).

O Painel do Facebook na ESPM foi menos do que esperava. Faltou palestrante importante, e quem falou não disse nada de muito relevante pra mim. Mesmo assim foi bom, valeu à pena ter ido. Andei de metrô pela primeira vez e quanta engenharia envolvida naquele lugar... fiquei fascinado. O custo do bilhete era bem acessível, nada comparado com o táxi. No final da noite fomos comer no shopping Iguatemi de SP. A CARA DA RIQUEZA! Um vaso custava dois mil reais. Relógio saia pela bagatela de uns cinco mil reais. Tudo muito simples... Imaginei Eike Batista ali fazendo compras e rindo da cara do vendedor dizendo: "Tá muito barato, fica com o troco". Ainda bem que o preço do Mc Donalds era padrão nacional, e não no mesmo nível desse shopping. 

Já no domingo era hora de voltar pra Santa e bela Catarina, lugar que não troco de jeito nenhum. Viajar é tão bom, mas voltar para casa é ainda melhor. Fomos numa turma de táxi até o aeroporto de Congonhas pegar o voo 1280 da Gol, que estava previsto para decolar 09h06. Procuramos pela Astrid pra ver se estava gravando o programa "Chegadas e Partidas" ali, mas não encontramos. Eu não tinha mais aquela expectativa toda do primeiro voo, mas estava feliz por estar curtindo mais um momento emocionante. É a primeira vez que iria voar de dia e, consequentemente, acompanhar tudo lá de cima. Ver os prédios ficarem do tamanho do lego não tem preço. Aliás tem sim, o custo da passagem (risos).

Decolagem ungida em Congonhas

Detalhe: Vocês acreditam que, antes de decolar, o aeromoço foi até onde eu estava sentado (janelinha da poltrona 26F) dizendo que eu não podia filmar os procedimentos de segurança? Ele estava com medo do Youtube, só pode. Brinks, na verdade eu que sou jeca mesmo né? Sangue caipira corre em minhas veias HAHAHA. Só sei que eu apertei o cinto, vi o avião decolar e estive mais perto de Deus. Olhar o avião passar as nuvens e ver elas embaixo do teu pé até no horizonte, é uma das vistas mais lindas que já vi. Vou morrer sem esquecer este momento. Lá em cima não há problemas, dívidas, preocupações... nada. Enquanto as pessoas vivem seus conflitos em terra, lá no céu você fica longe de tudo isso. Foi espetacular!

Voar acima das nuvens: Inesquecível

Eu só pensava: "Ah, o meu pai aqui para ver isso". Ele é fanático por avião e nunca voou também. Quando eu era criança, ele me levava no aeroporto só para ver o teco teco pousar e decolar. Teco teco são aviões pequenos, pois moro no interior e aqui não tem um aeroporto decente. Estou de olho nas próximas promoções de passagens aéreas. Pretendo comprar pro pai e levá-lo pra qualquer lugar, só para ele experimentar essa sensação de voar. Nem que fiquemos o dia todo no aeroporto para não gastar muito (família simples é assim), mas quero que ele tenha essa experiência que tive. Assim que o avião pousou em Floripa, fui embora de carona com outro amigo que estava no mesmo voo e deixou o carro no aeroporto. Antes de seguir viagem pela BR 101 até Criciúma, paramos pra almoçar camarão num restaurante divino (esqueci o nome) em São José e brindar as coisas boas que essa vida proporciona :)


Que venha as próximas viagens =)

17 comentários:

  1. Lipe amei, pod parecer cafona mais lembrei do filme Marley e eu q conta os fatos da vida (ri muitooooooo)bj Janine

    ResponderExcluir
  2. Na minha 1ª viagem, o que odiei foi IR de Criciúma até o aeroporto. Me contaram horrores, tanto da decolagem quanto aterrisagem. Mas tudo sussa! E dei sorte. Peguei assento na fila A, e a decolagem em Florianópolis é linda! Na volta, não consegui ver muita coisa. Uma vez fiz escala no Galeão. Tem avenida até embaixo da pista!!! kkkk Curte lá no Orkut. kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Porran Léo, Orkut? aahuahua
    Dizem que a decolagem é linda de Floripa, mas de noite não se vê muita coisa. E na aterrissagem de dia eu peguei um lado que não dava para ver bem.

    Já em Congonhas, é fantástico tanto de dia e de noite =]

    ResponderExcluir
  4. A primeira viagem de avião é inesquecível, todo munda paga os mesmos micos sem medo de ser feliz. Desejo esta seja a primeira de muitas.

    ResponderExcluir
  5. Meus parabens, pobre não é legitimamente pobre se não fotografar tudo. eu tambem fiz isso.

    ResponderExcluir
  6. Cara, que legal...ri muio...minha primeira viagem de avião foi esse ano, depois viajei mais algumas vezes pela empresa...mas em fevereiro fui pra Porto Alegre saindo daqui de Curitiba. Praticamente tudo o que você escreveu foi parecido comigo...mas valeu a pena...

    ResponderExcluir
  7. Amigo, já cansei de quantas mil viagens já fiz de avião. A minha primeira foi uns 25 anos atrás e nem lembro direito, só lembro que naquela época tinha comida de verdade nos aviões!!! Mas o lance é que não importa uantas vezes eu viajo de avião, sempre é bom ficar na janela e tirar uma fotos lá de cima! Não dá para cansar de fazer isto nunca!!!! Espero que vc faça mais viagens! Felismente os preços cairame ficou mais acessivel viajar de avião! Porém, infelismente o serviço caiu demais na qualidade e os aeroportos não tem a minima condição de atender a demanda!

    ResponderExcluir
  8. muito legal e tals, mas " Só que, Jesus amado, o aeroporto estava com cara de rodoviária. Era criança berrando, família se desentendendo, gente suja... não estava compreendendo mais nada." é graças a isso, essa "democratização aérea" que nós, os pobres, podemos viajar! não pise nos seus colegas de classe social! até mais!

    ResponderExcluir
  9. Oiii! achei a coisa mais linda seu post! Linda sua simplicidade, sua sinceridade, sua humildade e seu desejo de levar seu pai para essa experiência que você julga fazê-lo feliz quando chegar... Que bom tudo isso! Que bom que ainda existem pessoas que não temem a transparência. Que bom que "li você" a 3 dias da minha primeira viagem de avião =)
    Prometo voltar aqui pra contar minha experiência... Com menos detalhes, claro (o blog é seu!!!), mas certamente com a mesma empolgação!
    Engraçado como Deus mostra coisas importantes a gente, em momentos importantes, através de pessoas igualmente importantes :)
    Um grande beijo e FELIZ ANO NOVO!

    ResponderExcluir
  10. Olá anônimo das 15h34

    Aproveite cada segundo dessa experiência muito bacana, que já caiu na mesmice para milhares de pessoas. Curta todo aquele visual, e fique a vontade para contar como foi e se identificar na postagem ;)

    ResponderExcluir
  11. nossa... show de bola td isso q tu escreveu... irei fazer a minha primeira viagem de avião sexta agora, dia 30/12 e te falar q a ansiedade tá batendo forte!! rsrsrs...

    ResponderExcluir
  12. Oláa!!!
    De volta da tal viagem...
    Foi massa! Tranquilo e, de tanto ouvir/ler experiências mil no que diz respeito à primeira viagem de avião, por incrível q possa parecer, NÃO PAGUEI NENHUM MICO! hahaha... Normal.

    Beijo grande e obrigada por esse post... Mt bom!

    Amanda (A "anônima" lá =D)

    ResponderExcluir
  13. E u irei fazer a minha trimeira viajem dia 13/01/2012. Mais astou com muito medo

    ResponderExcluir
  14. hausahusahsu... Me diverti muito lendo seu post! hausahsuah "E a phyneza onde fica?!" hausahsu ^^

    ResponderExcluir
  15. tenho vontade de experimentar andar de aviao mas tenho muito medo,dizem que da um grande aperto no coraçao na decolagem.que deus me ajude a perder o medo e realizar meu desejo.beijos amigo

    ResponderExcluir
  16. É bom de mais. A minha primeira vez foi em um avião militar de cargas, mas a segunda foi tudo de bom, registrei tudo. Que pena que tem pessoas que se acham superiores as demais, coitados. Pobre é não saber aproveitar cada momento de alegria que Deus nos proporciona.

    ResponderExcluir
  17. Muito legal sua narrativa! ri muito! parabéns! Méri

    ResponderExcluir

Aqui, a Liberdade de Expressão fica por sua conta :)

Compartilhe

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também